Os ângulos alternos externos são representados pelos ângulos 1 e 7; 2 e 8. Os ângulos colaterais internos são representados pelos ângulos 3 e 6; 4 e 5. Os ângulos colaterais externos são representados pelos ângulos 1 e 8; 2 e 7.
Ângulo interno é o ângulo formado por dois lados de um polígono que parte de uma aresta comum a outra dentro dele. A quantidade de ângulos internos em um polígono, determina também a quantidade de lados que ele tem: um triângulo tem três ângulos internos; um quadrilátero tem quatro ângulos e assim por diante.
Segundo o Teorema de Pitágoras, a soma dos quadrado dos catetos de um triângulo retângulo é igual ao quadrado de sua hipotenusa:
Num triângulo retângulo, para se obter a tangente de um ângulo agudo, é obrigatório dividir a medida do cateto oposto pela medido do cateto adjacente (o que está "junto") ao respectivo ângulo agudo.
Nesse caso, um triângulo pode ser escaleno, quando todos os lados possuem medidas diferentes; isósceles, quando existem dois lados que possuem mesma medida; ou equilátero, quando todos os lados são congruentes.
Qual o valor da área de um triângulo isósceles que apresenta lados com medidas iguais a 10 cm, 10 cm e 12 cm? A base do triângulo mede 12 cm, contudo, não temos a medida da altura. Entretanto, sabemos que ela coincide com a mediana. Desta forma a altura irá dividir a base em dois segmentos iguais, ou seja 12:2 = 6.
Congruência dos ângulos da base Todo triângulo isósceles é também um triângulo isoângulo, isto é, possui dois ângulos congruentes, que são os dois ângulos opostos aos lados congruentes. Chamamos esses ângulos de ângulos da base.
Para calcular a área de um triângulo escaleno, podemos usar o comprimento de um dos lados e a altura, por meio da fórmula A = b.h / 2 onde A é a área, b é a base e h é a altura. Escolha um dos lados do triângulo e use como base, e a altura será relativa à essa base escolhida.
Resposta: A área é de 108 cm². Para calcularmos a área de um triângulo, precisamos da medida da base e da altura. A altura nos é dada: mede 12 cm.