Como sacar o benefício Para sacar o valor referente à antecipação de auxílio-doença e do BPC/Loas, o cidadão deve levar à agência bancária o número do benefício, que pode ser obtido pelo Meu INSS, pelo site ou pelo aplicativo, em 'Declaração de Beneficiário do INSS'.
Da Redação (Brasília) – Os benefícios que não forem sacados até 60 dias após a data marcada para o seu pagamento serão devolvidos pelo banco ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). ... Pela norma de segurança, a instituição bancária devolve o valor ao INSS.
60 dias
Prazo de 30 dias foi extinto para evitar transtornos aos beneficiários O segurado pode, a qualquer momento, desistir do pedido de aposentadoria, desde que não saque o primeiro benefício depositado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), nem os recursos do FGTS ou do PIS.
Após a solicitação do auxílio é necessário aguardar a conclusão da análise. Nessa fase não há a possibilidade de cancelamento da solicitação. Caso não seja aprovado para o recebimento do benefício ou o resultado seja “dados inconclusivos”, basta não contestar para que o cadastro seja desconsiderado.
Para isso, a primeira opção disponível e mais recomendada é solicitar o cancelamento através da Central de Atendimento telefônico 135. Basta entrar em contato com o número e um atendente irá te auxiliar no pedido para cancelar o agendamento do INSS.
Baixa na aposentadoria do INSS Por isso, para evitar problemas no futuro conforme mencionado acima, o recomendado é que a própria família do falecido se dirija até uma das agências da Previdência Social para informar a morte do aposentado e requerer o cancelamento do benefício.
Qualquer pessoa pode comunicar o banco sobre o falecimento do titular, basta ter em mãos o Atestado de Óbito, mas o ideal é que o solicitante seja o parente mais próximo do falecido. Saque dos Recursos – O banco só liberará os recursos da conta no inventário.