Após a dominação dos portugueses e espanhóis sobre a maioria dos povos europeus, um intenso processo de globalização teve início. A esse processo deu-se o nome de Expansão Marítima Europeia, tendo como principal característica a obtenção de riquezas, exploração de terras e a expansão territorial.
Quanto à expansão marítima, pode‐se afirmar que: * iniciou‐se no século XIII e teve Portugal como pioneiro. foi determinada pelo desejo de lucro da burguesia e dos reis. foi determinada pela tomada de Constantinopla pelos turcos. iniciou‐se com a viagem de Marco Polo.
Resposta. Em meados de 1400 a 1600 a marinha portuguesa era considerada a melhor do mundo, tendo os aparelhos mais avançado para a época, o que ajudou a expansão marítima, que acabou levando a descobrir o novo mundo( América do Sul , Norte e Central ) , que acabou sendo colonizada polos europeus.
Quanto à expansão marítima portuguesa, não se pode afirmar que: A) Portugal queria descobrir um caminho para o Oriente através do Atlântico. B) A criação da Escola de Sagres mostrou o interesse português pelas navegações. C) O primeiro passo por Portugal foi a tomada de Ceuta.
Nesse contexto, a expansão marítima europeia teve como finalidade principal a superação da crise econômica dos séculos XIV e XV e o desenvolvimento da economia mercantil com a conquista de novos mercados.
Aumentou as regiões conquistadas e controladas pelos europeus, principalmente na África, Ásia e América. Ou seja, o sistema colonial (português e espanhol) passou a funcionar em grande escala. Enriquecimento das coroas portuguesa e espanhola, assim como da burguesia comercial desses dois países.
O comércio interno da Europa foi sendo somado às trocas externas. Outros continentes também recebiam os produtos da Europa. A África passou por mudanças demográficas, com o envio de escravos para a América e ganhava produtos manufaturados por pagamento.
As consequências da expansão ultramarina para as sociedades europeias foram positivas visto que as novas rotas comerciais, desenvolvidas via oceano, permitia ampliação de acesso de produtos nobres e especiarias, aumento de riqueza dessas nações e a intensificação econômica.
O resultado das Grandes Navegações foi o “descobrimento” de uma série de novos locais pelos portugueses, como Açores e Madeira (ilhas atlânticas). Esse processo resultou também na chegada dos europeus ao continente americano em 1492.
As consequências do controle dessa rota pelos portugueses foram que os portugueses conseguiram lucros fabulosos. Portugal encontrou realmente especiarias e outros fabulosos tesouros da Índia.
As Grandes Navegações foram navegações oceânicas realizadas ao longo do século XV que permitiram a exploração do Oceano Atlântico. Foram possíveis graças à acumulação de conhecimento náutico e à chegada de novas tecnologias que facilitaram a navegação.
Como consequência das grandes navegações,assinale a afirmativa correta. a)Genova e Veneza passaram a monopolizar o comércio das especiarias do Orientais.
São aquelas que começam mais tarde que a de outros países. ... Tudo isso levou esses países a praticamente invadir os domínios de outros como foi o caso da Holanda tentando dominar algumas capitanias do Brasil por causa do açúcar (as chamadas Campanha da Bahia e Campanha de Pernambuco).
Os navegadores enfrentavam durante as viagens marítimas a fome, o frio, a possibilidade sempre constante de naufrágios, contatos nem sempre amistosos com os povos nativos e uma série de doenças.
Durante primeiras navegações, no fim do século XV e início do XVI, os navegadores passavam por uma série de dificuldades, que iam desde as más condições de higiene nos navios, até a falta de instrumentos precisos de navegação.