[2] Resumidamente, trata-se da ideia de que a Europa é o centro da cultura do mundo. ... O eurocentrismo manifesta-se como uma espécie de doutrina corrente no meio acadêmico que, em determinados períodos da história, enxerga as culturas não-europeias de forma exótica ou mesmo com visão advinda de xenofobia.
Falso. O Renascimento não trouxe um mundo totalmente novo por dois motivos: é impossível que todas as estruturas sejam abandonadas e, com o Renascimento, houve um retorno aos princípios clássicos de pensamento.
O Renascimento, baseado na ideologia absolutista, foi um movimento de valorização do mundo rural. ... O Renascimento surge no período de transição da sociedade medieval para a sociedade moderna e representa uma nova visão de mundo. Suas principais características eram o racionalismo e o antropocentrismo.
O Humanismo foi uma visão do homem no mundo, ele foi visto com o centro das indagações e preocupações, tentando entendê-lo como individuo. Já o renascimento, foi uma expressão dos movimentos artísticos, científicos, econômicos e até musical..
O humanismo renascentista foi movimento intelectual e filosófico que se desenvolveu durante o período do Renascimento entre os séculos XV e XVI. O antropocentrismo, que coloca o homem no centro do mundo, foi o conceito pelo qual se apoiava este o pensamento filosófico.
Uma das principais características do Humanismo se refere ao antagonismo ao Teocentrismo. ... O Teocentrismo é considerar Deus o centro de todas as coisas. Já no Humanismo, o Teocentrismo dá lugar ao Antropocentrismo. Na ideologia do Antropocentrismo, Deus não é o centro do universo, e sim, o Homem.
O Humanismo teve como grande influência fatores sociais e econônomicos. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Com a formação de uma nova classe social, a burguesia, os comerciantes começaram a competir com os nobres e ganharam importância na sociedade.
O humanismo foi um movimento intelectual iniciado na Itália no século XV com o Renascimento e difundido pela Europa, rompendo com a forte influência da Igreja e do pensamento religioso da Idade Média. ... Em um sentido amplo, humanismo significa valorizar o ser humano e a condição humana acima de tudo.
Petrarca
Francesco Petrarca
Principais autores do Classicismo: Luís Vaz de Camões, Sá de Miranda, Bernardim Riveiro, Antônio Ferreira.
Luís Vaz de Camões
Principais Autores e Obras
Luís Vaz de Camões (1524-1580) A sua literatura envolvia poesias tanto líricas quanto épicas, além de peças teatrais. Foi responsável por obras muito conhecidas, tais como: “Os Lusíadas”, que é considerada uma obra-prima.
Entre os estilos mais usados no Classicismo estão a busca pelo equilíbrio, pureza e rigor da forma, juntamente com a perfeição e o senso de proporção. É importante destacar que o tema mais comum utilizado para produzir uma obra classicista era o antropocentrismo, ou seja, a colocação do homem no centro do universo.
O Classicismo corresponde a um movimento artístico cultural que ocorreu durante o período do Renascimento (a partir do século XV) na Europa. O nome do movimento que marca o fim da Idade Média e o início da Idade Moderna, faz referência aos modelos clássicos (greco-romano).
Os Lusíadas
Luís Vaz de Camões é considerado um dos mais importantes autores da literatura portuguesa. Ele nasceu no ano de 1524, na cidade de Lisboa. ... O autor, que morreu em 1580, escreveu Os Lusíadas, um poema épico do classicismo português.
A língua começou, pois, a ser pensada de forma científica, inaugurando-se, em 1868, a moderna filologia portuguesa, através da publicação de “A Língua Portuguesa”, por Adolfo Coelho.
Lisboa, Portugal