As principais manifestações da arquitetura mesopotâmica eram os palácios, em geral muito grandiosos; como havia pouca pedra, as paredes tinham que ser grossas, pois eram feitas de tijolos. Os templos possuíam instalações completas, com aposentos para os sacerdotes e outros compartimentos.
A artes egípcia tinha como principal característica o cotidiano religioso. Tal foco está diretamente relacionada a estátuas, pinturas, monumentos que retratam temas ligados a religião. ... As artes, os desenhos eram acompanhados de textos em escrita hieroglífica, cujas palavras eram representadas por desenhos.
A arte no Egito era muito usada para religião. ... De importância também para centralização política e divinização do faraó que teve grande importância para construção de pirâmides, um importante marco para arquitetura egípcia.
É considerada arte egípcia toda expressão artística feita no Egito Antigo, seja na pintura, nas esculturas, na arte decorativa, na arquitetura e outras formas. As obras da arte egípcia eram muito ligadas à religiosidade desse povo. ... As cores, os formatos e as modelagens eram seguidas por todos os artistas da época.
Assim, os desenhos egípcios de pinturas de figura humana eram representados com cabeça lateral, tronco frontal, pernas e pés laterais. A cabeça é vista e desenhada mais facilmente de lado por isso eles a faziam neste ângulo.
Mentuhotep II, faraó da XI dinastia, foi o primeiro faraó do novo Egito unificado do Médio Império (2134-1784 a.C.). Criou um novo estilo ou uma nova tipologia de monumento funerário, provavelmente inspirado nos conjuntos funerários do Antigo Império.
A arte grega começou a se manifestar em quatro períodos: Período Homérico (776 a.C.);Período Arcaico (século VIII a VI a.C.);Período Clássico (século V a IV a.C.);Período Helenístico (século III a II a.C).
(UFMS) Sobre a arte egípcia, é incorreto afirmar: a) As grandes manifestações da arquitetura egípcia foram os magníficos templos religiosos, as pirâmides, os hipogeus e as mastabas. ... A escultura egípcia atingiu seu desenvolvimento máximo com os sarcófagos, esculpidos em pedra ou madeira.
Resposta. Eu acho que é a (c) (Pois na maioria das vezes as pinturas egípcias e são de deuses egípcios(deuses antropozoomorfistas) e a arte egípcia inclui a escultura,a pintura e a arquitetura.
Representação: a arte egípcia não deveria apresentar uma ilusão da realidade e, sim, uma representação dela. Convenções: as produções obedeciam regras e padrões atrelados à religião. Por isso, não havia liberdade criativa do artista, revelando uma arte exclusivamente técnica.
A Arte Egípcia nasceu há mais de 3000 anos a.C. e está ligada à religiosidade, visto que a maior parte das suas estátuas, pinturas, monumentos e obras arquitetônicas se manifesta em temas religiosos. Os túmulos são um dos aspectos mais representativos da arte egípcia. ...
A arte egípcia estava intimamente ligada à religião, servindo de veículo para a difusão dos preceitos e das crenças religiosas. ... Assim, os artistas egípcios foram criadores de uma arte anónima, pois a obra deveria revelar um perfeito domínio das técnicas de execução e não o estilo do artista.” (PROENÇA, Graça.
Resposta: Pintura Egípcia. O faraó contratava artistas para desenhar e pintar nas paredes das pirâmides, que viriam a ser os seus túmulos.
Resposta. A arte canônica estabelecia as proporções e simbologia para a representação de deuses, faraós ou altos funcionários do Egito.
Resposta. O faraó contratava artistas para desenhar e pintar nas paredes das pirâmides, que viriam a ser os seus túmulos. ... Dessa maneira, foi realizada uma arte anônima, pois o importante era a perfeita realização das técnicas executadas e não o estilo dos artistas.
Qual era o papel da arte no Egito Antigo * 1 ponto. Puramente decorativa. Tinha como intenção mostrar o poder do império e a força de sua religião. Ser artista nesta época era uma ótima fonte de renda.
A pintura egípcia teve seu apogeu durante o império novo, uma das etapas históricas mais brilhantes dessa cultura. Entretanto, é preciso esclarecer que, devido à função religiosa dessa arte, os princípios pictóricos evoluíram muito pouco de um período para outro.
As pirâmides do Egito são os mais apoteóticos e emblemáticos monumentos dessa civilização, em particular as três pirâmides de Gizé, as tumbas ou cenotáfios dos faraós Quéops, Qefrém e Miquerinos, cuja construção remonta para a maioria dos estudiosos, ao período denominado Império Antigo do Egito.
A influência exercida pelos faraós na arte egípcia é devido a sua relação com a religiosidade. Para os egípcios, o faraó é a encarnação de Hórus. ... A arte egípcia, assim como todos os outros âmbitos dessa sociedade, era profundamente influenciada pela religião.