Significado de Barroco substantivo masculino O estilo que, em múltiplas formas de expressão artística, se caracteriza pelo excesso de ornamentos e pela liberdade de formas, opondo-se ao classicismo. ... [Pejorativo] Diz-se do que está repleto de ornamentos desnecessários ou se carateriza por ser excessivamente rebuscado.
O Realismo no Brasil tem como marco inicial a obra Memórias póstumas de Brás Cubas (1881), de Machado de Assis. O Brasil, durante o período de passagem do Romantismo para o Realismo, sofreu inúmeras mudanças na história econômica, política e social.
Ela deriva do grego "baros" que significa pesado.
O termo parece nascer do vocábulo português barroco, que designava uma pérola irregular. Há quem afirme que a palavra origina-se de baroco, vocábulo utilizado por religiosos medievais para indicar um raciocínio falso e sem sentido. Durante todo o século XVII, barroco aparece com o sentido de extravagante e grotesco.
Arquitetura neoclássica é um estilo arquitetônico que foi predominante no fim do século XVIII. Ele resgatou características da arquitetura greco-romana como as colunas, frontões, arcos romanos e balaústres. ... A arquitetura neoclássica trouxe muitas influências para o Brasil, até mesmo na educação.
As principais delas são:
Os românticos se caracterizam por estar em oposição à arte neoclássica. Eles queriam se libertar das regras e valorizar o estilo do artista na obra. Ela se caracteriza por aderir os sentimentos, a imaginação, o nacionalismo e a natureza, através das paisagens.
O realismo foi um movimento oposto ao Romantismo, escola literária anterior que tinha como principais características a subjetividade, o individualismo, a fuga da realidade e a idealização da vida e de seus personagens.