Principais danças folclóricas do Brasil
Quais as principais danças brasileiras?
Samba
Cultura brasileira: danças
10 danças brasileiras que você precisa conhecer
Resposta: As danças no Brasil são diversas em cada região do país, sendo as mais conhecidas, o Samba, o Maxixe, o Xaxado, o Baião, o Frevo e a Gafieira. Muitos são os derivados dessas danças, que recebem influências principalmente africanas, árabes, europeias e indígenas.
A dança é um elemento da Cultura Corporal e está presente em nosso cotidiano, sabemos que essa constituição é histórica e que remonta a pré-história. ... No Brasil, as quadrilhas são danças que apresentam diferentes formas de se expressar de acordo com a região do país, e isso é fruto de uma construção cultural.
Através da dança, consegue-se demonstrar cultura, expressar as suas vivências através de gestos corporais. Segundo Medina et al. (2008), é uma forma de movimento elaborado, fornecendo representações da cultura dos povos. Assim, ela mostra, manifesta os costumes, hábitos de uma sociedade específica.
Resposta: Explicação: São danças ligadas às festas, às religiões, às produções culturais das nações que, dizem, contam e encantam quem as faz e quem as vê. Trata-se de incontáveis manifestações que são mantidas comumente pela tradição oral e pela sua manifestação corporal nas festas populares.
A dança é uma forma de expressão corporal e é fundamental para o ser humano, fazendo com que aperfeiçoemos a nossa coordenação motora, trazendo ao cotidiano uma grande paz de espírito e quando efetuada em grupo proporciona a convivência social saudável.
A dança teve forte influência nas sociedades ao longo dos tempos. Como via de socialização e disseminação de cultura, proporcionou ao mundo o conhecimento sobre a diversidade cultural dos diferentes povos em todo o mundo, especialmente através das danças folclóricas.
O papel da dança na prática educativa tem o objetivo de resgatar, de forma natural e espontânea, as manifestações expressivas da nossa cultura. A expressão corporal como recurso da aprendizagem escolar, utiliza o corpo em movimento, estimulando a expressão de sentimentos e emoções que auxiliam na integração social.
A dança desenvolve a coordenação motora, agilidade, ritmo, percepção espacial e fortalece a musculatura. Também melhora a autoestima, as relações interpessoais, reduz os bloqueios psicológicos, melhora a concentração, sensibilidade e a motivação; fatores importantes para potencializar a criatividade.
Resposta: A dança acompanha a sociedade há muito e muito tempo, e influencia as pessoas no jeito de se vestir, de falar e se portar. ... A dança influenciou diretamente as culturas, que se mantém até hoje com características advindas das danças do passado em seus movimentos, ações e palavras.
A dança é compreendida como uma manifestação corporal de grande relevância para as pessoas, uma vez que proporciona várias vantagens, como o bem-estar físico e mental, assim como ser compreendida como uma atividade aeróbica que se alinha ao estilo de vida saudável.
Dança é a arte de movimentar expressivamente o corpo seguindo movimentos ritmados, em geral ao som de música. ... É considerada a mais completa das artes, pois envolve elementos artísticos como a música, o teatro, a pintura e a escultura, sendo capaz de exprimir tanto as mais simples quanto as mais fortes emoções.
A dança representa, ainda, uma forma instintiva de comunicar-se usando o corpo por meio de padrões próprios de movimento. A dança ajuda a aumentar a resistência imunológica, a energia vital, a nossa disposição, a confiança e a alegria de viver, sendo fundamental como arte e como terapia.
“A dança traz muitos benefícios à saúde, como o aumento da flexibilidade, o aprimoramento da coordenação motora, a melhora cardiorrespiratória e também a otimização do condicionamento aeróbico”, explica a professora.