Faça o seguinte: ponha a mão na frente do rosto, com a palma virada. As unhas precisam crescer um pouco acima do tamanho dos dedos. Este é o padrão utilizado pela maioria dos violonistas, apesar de alguns escolherem um tamanho menor ou até maior, como é o casos dos que tocam flamenco.
tem que cortar, pois os dedos devem se posicionar em um ângulo próximo ao reto em relação à escala. SpectrosGuitarman: Violão, mulheres e unha comprida, o que fazer?
3° Teste o tamanho das suas unhas: Procure deixar suas unhas crescerem até o limite do tamanho em que você ainda consegue tocar violão. ... Quando você descobrir este limite basta manter a unha neste tamanho.
Dicas para Cuidar do seu Violão
6 dicas essenciais de como limpar as cordas do violão
Para fazer a limpeza das cordas, procure usar pano, flanela ou um papel seco e bem macio. Limpe tanto a parte superior, que entra em contato com os dedos; quanto a parte inferior, que fica em contato com a escala.
-Como se limpa um violão ou instrumento de madeira com acabamento fosco? Basta utilizar uma flanela úmida. Qualquer produto mesmo que levemente abrasivo ou cera tende a “dar brilho” alterando o acabamento.
Para tirar todo o “sebo” da escala use sempre a lã de aço no sentido dos veios da madeira, desta forma você não irá deixar riscos na sua escala. Esfregue sem colocar muita força até tirar toda a sujeira. Cuidado: Não use lã de aço em um braço maple com escala envernizada com acabamento brilhante.
A dica, portanto, é que após cada uso você limpe o instrumento com pano seco na parte externa e com o auxílio de uma gaze na parte interna, e já sabe né? Sílica gel bodout no case e nas aberturas mantém seco e livre de mofo.
Sugiro apenas passar um pano seco onde a mão alcançar lá dentro. A fita crepe invertida serve mais para limpeza. Deixe alguns dias em local seco e arejado, fora do estojo - sempre onde não haja criança, faxineira, gato e cachorro...
Como falei no vídeo, o ideal é utilizar um produto desengordurante, que no caso do instrumento brilhante pode ser um limpador, lustrador. No instrumento fosco, de forma alguma você poderá utilizar esse tipo de produto de polimento, apenas o produto desengordurante, ou apenas limpador é indicado para tal fim.
Para limpar o corpo do instrumento, passe uma flanela seca pela madeira, sem fazer muita força para não riscar a superfície. Se necessário, umedeça a flanela na água fria para retirar as poeiras mais resistentes. Nunca encharque o pano demais para não correr o risco de molhar a madeira.
A limpeza deve ser algo rotineiro, existem produtos específicos para limpeza da escala e limpeza da pintura do instrumento, no caso da pintura pode-se utilizar um lustrador ou desengordurante, de preferencia líquida e com um algodão fazer a aplicação e retirar o excesso com uma flanela e pano de microfibra.
Continue a leitura e descubra 5 dicas valiosas!
O ideal é sempre “enxugar” as cordas com uma flanela levemente umedecida com álcool e depois repetir o processo com uma flanela umedecida com um pouco de óleo “lubrificante/desengripante”.
Jamais use produtos abrasivos (como cera de carro) ou solventes. Na falta de material adequado use um pano seco ou um pano levemente umedecido. Aconselho a limpeza total do instrumento quando você for trocar o encordamento pois fica mais fácil de se limpar todo o equipamento, principalmente a escala.
Vamos lá!
Dicas: Como fazer seu ukulele barato soar melhor
Nome das cordas do ukulele
O Ukulele tenor e concert costuma ter um timbre mais quente, rico e mais ressonante que os soprano, que tem um tamanho menor. Os dois modelos também produzem um som com mais volume e grave. Os sopranos tendem a ter um som mais baixo, mas isso está longe de significar uma qualidade ruim.
Em relação à afinação: os ukuleles soprano e concert têm a mesma afinação, já o tenor é um pouquinho mais grave. O barítono tem o som mais diferente, bastante encorpado, parecido com o de um violão.
Como Escolher o Melhor Ukulele
Ukulele acústico Os instrumentos acústicos têm um valor menor que os elétricos, pois eles não possuem sistema de captação sonora. São ótimos para tocar em ambientes pequenos e fechados, onde não é necessário muito volume.
Soprano: o menor e mais indicado para iniciantes. Ele possui em média 53 cm. Seu som é mais agudo e a afinação é em GCEA: a quarta corda é Sol, a terceira corda é Dó, a segunda corda é Mi e a primeira corda é Lá. Por ter os espaços da casa menor, ele é excelente para crianças.
Enquanto o ukulele usa cordas de nylon e tem o espaçamento entre elas maior, o cavaquinho tem cordas de aço e um espaçamento menor entre elas! ... Aliás, no Ukulele, o som é mais suave e delicado. Já no cavaquinho o som é bem mais forte, com bastante volume!
Como afinar um ukulele? Clica “Ligar” em baixo do afinador. Permite acesso ao uso do microfone. Toca cordas soltas no teu ukulele e afina-as de acordo com a afinação de A4, E4, C4, G4.