O sistema estomatognático (SE) é composto por ossos, músculos, articulações, dentes, lábios, língua, bochechas, glândulas, artérias, veias e nervos, que realizam funções de sucção, mastigação, deglutição, fonoarticulação e respiração.
A avaliação do sistema estomatognático é importante avaliar as estruturas da fonação, para verificar se há alterações quanto à forma ou â tonicidade que possam estar interferindo na dinâmica da fala e provocando ajustes motores compensatórios inadequados, levando a uma fonação sob esforço.
Durante a mastigação, ocorre a degradação mecânica dos alimentos, que começam a ser digeridos por meio da ação de enzimas salivares. Dessa forma, pode-se dizer que o sistema estomatognático apresenta funções digestivas, sensoriais e motoras, detalhadas a seguir.
O ciclo mastigatório é constituído por uma série de movimentos dos alimentos dentro da cavidade bucal, durante os quais, além de sua diminuição em volume, recebe a vital umectação (“molhamento”) da saliva, facilitando sua redução e preparo para a ingestão.
Portal da Odontologia A mastigação é sem dúvida a função mais importante do sistema estomatognático, sendo a fase inicial do processo digestivo, que se inicia na boca.
Como funciona - A mastigação é a fase oral da digestão. Sua função é modificar a consistência do bolo alimentar e produzir a saciedade.
A mastigação envolve a trituração do alimento em pequenos pedaços, o que é realizado pelos dentes. Ela mistura o alimento com a saliva, o que lhe dá uma consistência pastosa. A saliva contém a enzima ptialina, que digere os amiláceos cozidos, convertendo-os em açúcares.
O processo da mastigação, auxiliado pela salivação, visa à degradação mecânica e química dos alimentos, com finalidade de obter o bolo alimentar apto para ser deglutido. É dividido em três fases: incisão ou mordida, trituração e pulverização.