Sistemas monoprogamáveis ou monotarefa permitem que o processador, a memória e os periféricos permaneçam exclusivamente dedicados à execução de um único programa. Suas principais desvantagens são a ociosidade do processador e subutilização da memória.
“Um sistema operacional de tempo compartilhado permite que muitos usuários compartilhem o computador simultaneamente. ... Conforme o sistema troca de um usuário para outro, cada usuário tem a impressão de ter seu próprio computador, enquanto na realidade um computador está sendo compartilhado entre muitos usuários”.
A expressão inglesa time-sharing significa, ao pé da letra, “tempo compartilhado”. Foi utilizada, originalmente, na programação de computadores para definir o processo de alternância entre os diversos sistemas operacionais de informática, de modo a permitir ao usuário o acesso simultâneo a várias tarefas.
Um Sistema Operativo em Tempo Real (RTOS da sigla Real Time Operating System) é um sistema operacional/operativo destinado à execução de múltiplas tarefas onde o tempo de resposta a um evento (externo ou interno) é pré-definido; não importando, como é comum pensar-se, se a velocidade de resposta é elevada ou não.