SIMPLES: o substantivo é formado por apenas uma palavra: terra, amor, lata, passarinho. Um substantivo que contém dois radicais é chamado de substantivo composto. COMPOSTO: o substantivo possui mais de uma palavra para formá-lo: guarda-chuva, passatempo, micro-ondas, girassol, minissaia.
O vocábulo "pernilongo" é um substantivo composto, visto que é formado pela junção da palavra "perna" com a palavra "longo".
pernilongo - adjetivo
Significado de Pernilongo adjetivo Que tem as pernas longas. substantivo masculino Ave aquática também chamada perna-de-pau. No Brasil em geral, e particularmente em Minas, designação dada a qualquer mosquito da família dos culicídeos.
Resposta. Processo de formação por aglutinação -> PERNA + LONGO = PERNILONGO.
O processo de composição forma palavras através da junção de dois ou mais radicais. Exemplos: guarda-roupa, pombo-correio. Há dois tipos de composição: aglutinação e justaposição. Ocorre quando um dos radicais, ao se unirem, sofre alterações.
A composição é um dos processos de formação das palavras em Língua Portuguesa, os quais podem ocorrer por meio da Justaposição e da Aglutinação. ... A partir de duas ou mais palavras simples ou radicais, formamos palavras compostas que possuem significado próprio. Vejamos o exemplo da palavra 'beija-flor' (beija + flor).
Composição por Justaposição: a palavra é formada por dois ou mais elementos e não ocorre alterações na pronúncia. ... Note que a pronúncia foi alterada (o “plano” se aglutinou ao “alto”, formando “planalto”, mudando a pronúncia de “plano”). Outros exemplos: petróleo (pedra + óleo), cabisbaixo (cabeça + baixo).
A palavra "guarda-roupa" foi formada por composição por justaposição, pois houve junção de duas palavras sem perda ou alteração de fonemas.
a) Qual o processo de formação da maioria das palavras desse poema? O processo de formação da maioria das palavras desse poema é justaposição, pois não ocorre alteração fonética. Por exemplo na palavra “pernalta” percebe-se uma mudança, ja em superpopulação não ocorre o mesmo.
Para formar essa palavra, foram acrescentados, ao mesmo tempo, o prefixo -em e o sufixo -ecer. >> Se retirarmos o prefixo ou o sufixo, a palavra não existe. Logo, eles são dependentes.