As três fases são classificadas como: Capitalismo comercial ou mercantil (também chamado de pré-capitalismo), entre os séculos XV e XVIII; Capitalismo industrial ou industrialismo, entre os séculos XVIII e XIX; Capitalismo financeiro ou monopolista, a partir do século XX.
O Capitalismo Financeiro – também conhecido como Capitalismo Monopolista – é a fase do sistema capitalista caracterizada pelo crescimento da especulação financeira em torno de ações de empresas, juros, títulos de dívidas e outras formas de crédito que se transformaram em mercadorias, sendo comercializadas como tais.
O capitalismo informacional teve início com a quebra da bolsa de valores de nova York (1929), ganhando força na virada do século. No entanto, há controvérsias sobre a data de origem do capitalismo informacional. Para alguns estudiosos, ele começou no período do pós-guerra e, para outros, a partir da década de 80.
A acirrada concorrência favoreceu as grandes empresas, levando fusões e incorporações, que resultaram a partir de fins do século XIX, na monopolização e ologopolizações de muitos setores na economia.
Resposta. Capitalismo financeiro, também chamado de capitalismo monopolista, corresponde a um tipo de economia em que o grande comércio e a grande indústria são controlados pelo poderio econômico dos bancos comerciais e outras instituições financeiras.
As consequências do capitalismo monopolista ou financeiro Uma instituição passa a controlar a oferta para atrair como única fornecedora de demanda. Exemplo disso é a Ambev com as cervejarias. Além de ocorrer o holding, outro fenômeno recorrente dentro do capitalismo monopolista é a formação de oligopólios (truste).
O capitalismo financeiro é também chamado de “monopolista” em razão de nele terem surgido as grandes empresas internacionais que, basicamente, atuam na compra de ações de empresas concorrentes de menor porte, o que as permite controlar e monopolizar (ou oligopolizar, conforme o caso) vários setores do mercado.
Mas como os bancos passam a ganhar o papel principal no capitalismo financeiro? A resposta está nos empréstimos ou investimentos diretos em empresas que precisam crescer para dominar o mercado financeiro em plena expansão.
Resposta: A doutrina econômica do Capitalismo Financeiro é o Liberalismo econômico e o Keynesianismo(esse foi implantado nos EUA para reverter a crise de 1929 da bolsa de NY).
Resposta: Explicação: O capitalismo financeiro fortalece a concentração de renda e acirra as desigualdades no mundo todo, uma vez que privilegia o valor de mercado das empresas (ações da bolsa de valores) em detrimento do investimento em capital produtivo, que gera empregos diretos.