Princípio da Identidade: Uma proposição Verdadeira é Verdadeira, e uma proposição Falsa é Falsa. Princípio do Terceiro Excluído: Uma proposição ou é verdadeira ou falsa não existindo uma terceira possibilidade. Princípio da Não-Contradição: Uma proposição não pode ser verdadeira e falsa simultaneamente.
Os dois tipos de raciocínio que dispomos na lógica são: Dedução e Indução.
A lógica matemática apresenta três princípios fundamentais, que são: princípio da identidade, princípio da não contradição e princípio do terceiro excluído.
A Lógica Formal, lógica clássica de Aristóteles, é uma forma de pensar, de conhecer, de organizar o raciocínio sem considerar o conteúdo. ... Para um raciocínio ser lógico é necessário atender a três princípios: princípio da identidade, princípio do terceiro excluído e o princípio da não contradição.
Os demais elementos que constituem o pensamento são: conceito, raciocínio e juízo. As propriedades da lógica dizem respeito ao tempo e sua respectiva compreensão. E as categorias lógicas são divididas em: instrumental, doutrina da prova, temporal e geral, formal, normativa e propedêutica.
A lógica é frequentemente dividida em três partes: o raciocínio indutivo, o raciocínio abdutivo e o raciocínio dedutivo.
Lógica informal ou lógica não-formal é o estudo dos argumentos apresentados na linguagem comum, em contraste com as apresentações de argumentos numa linguagem artificial, formal ou técnica (ver lógica formal).
Dialética é a união entre forma e conteúdo para a compreensão da realidade, evidenciando uma lógica unida a uma ontologia.