Sim, é possivel ter mais de um transtorno concomitantes, bem como existe o Transtorno Misto de Personalidade, onde a pessoa tem traços de diferentes distúrbios, mas não reúne critérios para um específico.
Este desequilíbrio psicológico causa alterações na percepção de si mesmo, perda do domínio do seu comportamento e distúrbios da memória, podendo estar acompanhado de outros sinais e sintomas como sensação de estar perdido, mudanças repentinas de atitudes e opiniões ou sensação de que o corpo não lhe pertence.
Vale lembrar que os sintomas do transtorno bipolar não caracterizam necessariamente uma dupla personalidade. Enquanto a bipolaridade afeta o humor, oscilando entre momento de euforia e depressão, o transtorno de personalidade afeta a identidade de alguém, esta que acaba por controlar o seu comportamento.
Uma das formas mais eficazes de ajudar um ente querido com um transtorno de personalidade limítrofe é conseguir que ele alcance um controle sobre seu comportamento. Para isso, faremos com que ele cumpra certos limites onde pode se regular e, acima de tudo, entenda que deve continuar com seu tratamento.
O transtorno bipolar é um problema psiquiátrico que se caracteriza por fases depressivas (profundo desânimo ou tristeza, ideias tristes e negativas de vários tipos - incluindo, em alguns casos, ideias de morrer, alterações de sono e apetite, dificuldades de concentração e perda de prazer na maioria das atividades de ...
Se você tem transtorno bipolar, pode já estar familiarizado com o impacto que sua condição pode ter em um relacionamento amoroso. Você pode se sentir nervoso sobre começar um novo relacionamento e encontrar o momento “certo” para contar ao seu parceiro que você tem transtorno bipolar.
O transtorno bipolar é uma doença muito comentada hoje em dia: toda pessoa que vivencia muitas variações de humor é chamada de "bipolar"....Sintomas de transtorno bipolar.
– Muitas pessoas ainda acham que depressão é frescura, especialmente quando há quadro de mania. Evite qualquer tipo de preconceito ou suposições que façam a pessoa se sentir uma fracassada, preferindo sempre mostrar que você está o lado do bipolar; – Caso o indivíduo ameace se suicidar, jamais duvide dele.
"O parceiro pode começar a gastar demais, por exemplo. Também poderá ficar irritado por motivos banais e até agressivo quando contrariado. Outra característica é a desinibição sexual, que pode ser tão intensa, fazendo com que o bipolar corra o risco de trair a namorada ou esposa com outras mulheres", informa.
Identifique possíveis gatilhos - alguns fatores podem desencadear ou piorar os sintomas das crises bipolares. Por exemplo: estresse, mudanças na rotina, sono prejudicado, consumo de álcool. Procure observar se há uma situação específica que pareça preditora de uma crise e, se possível, ajude evitá-la.
A pessoa com transtorno bipolar vive alternâncias de humor entre crises de mania ou hipomania e depressão. Geralmente, quando alterna entre episódios de mania e depressão, a doença é classificada com transtorno Bipolar tipo 1. Já quando alterna entre hipomania e depressão, é classificada como Transtorno Bipolar tipo 2.
Tipos de Transtorno Bipolar Episódios de depressão com características mistas (com depressão e sintomas maníacos ao mesmo tempo) também são possíveis. Transtorno Bipolar II – definido por um padrão de episódios depressivos e episódios hipomaníacos, mas não os episódios maníacos desenvolvidos acima.
O transtorno bipolar Tipo I é um sub-tipo de transtorno bipolar – uma doença mental grave, antigamente designada por psicose maníaco-depressiva. É caracterizada por períodos de temperamento alterado, que podem ser maníacos, depressivos ou mistos (ou seja, alternando subitamente entre mania e depressão).
O Transtorno Bipolar compromete, inicialmente, conexões nervosas e, ao longo da doença, há perda de células e atrofia de regiões específicas do cérebro. A perda de conexões, em neuroquímica, é associada com degeneração.
Um paciente descompensado que apresenta comportamentos limítrofes que geram situações de auto e hetero agressão, planejamento de auto extermínio e estado depressivo grave necessitam de atendimento emergencial com possibilidade de internação para diminuição da crise e estabilização do humor.
Tipos de transtorno bipolar
Conforme respondido pelos colegas,sim,TIPOS;I, II,III e IV . Mas todos fazem parte do espectro ou perfil bipolar quanto maior o número, mais leve o transtorno. Não varia só em euforia e tristeza, pode estar ansiosa, irritável,agitada ou entediada..de maneira despropocionais.