Quem tem o útero retrovertido pode engravidar? A reversão uterina não interfere diretamente na fertilidade feminina, portanto, a mulher com essa condição pode engravidar.
Noutras, a retroversão pode ser adquirida nas seguintes circunstâncias: durante o parto (posição em geral transitória), pela flacidez dos ligamentos que fixam o útero à pelve ou a outros órgãos, pela presença de miomas ou de cicatrizes provocadas por focos da endometriose ou por infecções pélvicas.
Se o fio for cortado muito rente ao orifício externo do colo uterino ele pode passar a não ser visível. Eventualmente este fio pode cair. A não visualização do fio não é um problema. Vai exigir que você faça o ultrassom anualmente para verificar o correto posicionamento do DIU.
Após a inserção do DIU, você deverá fazer um ultrassom para avaliar o posicionamento. Ele deverá estar dentro da cavidade uterina e acima do orifício interno do colo uterino. Após este primeiro exame, novas ultrassonografias não serão necessárias. O controle do posicionamento do DIU pode ser feito pelo fio do DIU.
Seus sintomas se assemelham aos da gripe, como febre e calafrios, juntamente com dor na hora do sexo, fortes cãibras, corrimento estranho ou sangramento intenso –especialmente até um mês depois de colocá-lo.
Quanto tempo devo esperar para ter relações sexuais após a inserção do DIU? Para permitir um descanso ao corpo, é aconselhável aguardar cerca de 24h após a inserção antes de ter relação sexual.
No entanto, até que saiam melhores trabalhos, você deverá usar o Mirena por apenas 5 anos. Após este período, você não está protegida contra a gravidez mesmo fazendo o coito interrompido. Você deve trocar o Mirena o mais rápido possível. Você tem risco de gravidez.
Com certeza ele não deve ser mantido até 10 anos, de forma alguma. A retirada do seu DIU e a inserção de um novo DIU podem ser feitos no mesmo dia, sob anestesia local do colo uterino, no consultório médico.