Diferente dos percursos de 5 km (média distância), que podem ser realizadas entre 25 e 30 minutos, o tempo médio para 10 a 15 km varia entre 50 e 90 minutos, considerando que cada km seja feito em 5 ou 6 minutos. Para iniciantes, o tempo de prova, determinado pela intensidade do exercício, deve ser secundário.
treinos
Ou seja, alguém que corre a 10km/h por uma hora percorre 10km e queima cerca de 600-650 calorias. A mesma pessoa correndo a 15km/h percorre 15km no mesmo espaço de tempo e queima em torno de 900-975 calorias.
Dessa forma, para calcular o pace basta dividir o tempo gasto para percorrer uma distância. Por exemplo, se um corredor leva 30 minutos para concluir 5 km, então seu pace é de 6 minutos por quilômetro.
Quando for completada meia hora de corrida, o ritmo deve chegar a 5min10seg por quilômetro e 4min50seg aos 40min de trabalho. Na marca de 50 minutos de tempo rodado o ritmo deve estar em 4min40seg por quilômetro acabando em 4min30seg no último quilômetro de treino.
Quando caminhamos, nos movemos a uma velocidade que varia entre 5 e 6,5 km/h em média, e quando começamos a correr estamos em velocidade de 7,5 a 8,5 km/h pelo menos, com aumento da freqüência cardíaca como resultado da maior intensidade do exercício.
Mude a direção da sua caminhada, 20 passos de cada vez. Tente andar para trás, de lado ou na ponta dos pés e, em seguida, voltar a caminhar para a frente. Procure um local seguro para isso e faça por 20-30 minutos. Você vai trabalhar seu equilíbrio e estabilidade.
Para que os resultados comecem aparecer é preciso caminhar, pelo menos, 30 minutos, três vezes por semana. A especialista explica que é importante começar de maneira gradativa. "Pode ser 20 minutos, três vezes por semana e quando notar que está ficando tranqüilo demais, aumentar o tempo".