Os pelos não crescem continuamente. Há uma alternância de fases de crescimento e repouso que dura um período variável de dois a sete anos. A atividade de crescimento cíclico de cada folículo piloso nos humanos é individual.
O cabelo humano cresce num padrão cíclico contínuo de crescimento e descanso conhecido como ciclo de crescimento. Os períodos de crescimento (fase anágena) duram entre dois e oito anos e são seguidos por um breve período, de duas a quatro semanas, em que o folículo é quase totalmente degradado (fase catágena).
Também chamada de fase anágena, a fase de crescimento, como o próprio nome já diz, se refere à fase na qual o pelo está em desenvolvimento e construção. Ele está conectado ao folículo piloso — uma estrutura que fica no tecido epitelial — e que tem como principal função a nutrição do pelo.
No entanto, a técnica mais indicada para resolver o problema é a depilação definitiva a laser, pois é a única capaz de destruir o folículo piloso e impedir o nascimento de outro pelo. Há vários tipos de laser, como Photoderm, Epilight, Epitouch, Epilaser, Diode Laser, Versa Pulse, entre outros.
O desenvolvimento do folículo piloso, durante a embriogênese, envolve uma série de interações epiteliais e mesenquimais. Após a gastrulação, células do neuroectoderma permanecem na superfície do embrião, dando origem à epiderme.
O folículo é composto por uma haste capilar, músculo eretor do pelo, glândula sebácea, bainhas que revestem o pelo, bulge e bulbo. Essas duas últimas estruturas tem a capacidade de produzir novo pelo quando transplantadas para uma região calva.
A fase telógena ou de telogênese, é o período em que todo o processo mitótico de crescimento terminou, é o fim do ciclo do pêlo, que dura em torno de 3 meses. Aproximadamente 10 a 15% dos pê- los estão na fase telógena. O pêlo no final deste período é então expulso fisicamente por um novo fio que o sucede.
Nutrição: uma dieta carente em proteínas, vitaminas e gorduras insaturadas poderá alterar os ciclos capilares, tornando o crescimento na anágena mais lento ou a própria etapa mais curta.
Os cabelos de quem tem uma fase anágena de apenas 2 anos, por exemplo, não conseguem alcançar um comprimento abaixo dos ombros. Ao chegar neste ponto, os folículos passam para suas fases seguintes (regressão e queda) e os fios caem.
Fase Anágena: corresponde ao crescimento ativo do cabelo. Dura de três a seis anos. Fase Catágena: é o período de regressão, ou seja, o cabelo começa a morrer. Dura três semanas.
O ressecamento é o principal motivo pelo qual os cabelos quebram na região da frente, o que não acontece com os "baby hairs", que são aqueles fios que acabaram de nascer e são mais finos do que a textura normal do seu cabelo e, por isso, não têm força suficiente para crescer.
Se o seu cabelo demora a crescer, a culpa pode ser da genética. Isso acontece porque há uma predisposição genética em específico que retarda o ritmo de crescimento do cabelo. ... Mas a notícia boa é que existem tratamentos específicos para casos como esses, que poderão acelerar o ritmo de crescimento do seu cabelo.
Você pode incentivar o crescimento do cabelo com os seguintes hábitos:
Ainda não se sabe por quê, mas pesquisadores já observaram que a velocidade de crescimento é maior durante o dia. As unhas das mãos crescem cerca de 3 mm por mês e as dos pés crescem mais lentamente, numa taxa que varia de 1 a 1,5 mm por mês.
Dá para dizer que a unha é pouco mais que um cemitério de células: o tecido que a compõe é formado por células que morrem debaixo da pele dos dedos e são continuamente empurradas por novas camadas que não param de ser produzidas.
Unhas curvadas para baixo e de coloração arroxeadas podem significar problemas cardíacos. Unhas amareladas pode significar problemas de doenças hepáticas, ou aumento de betacaroteno ou apenas resíduo de esmaltes que pigmentam a lâmina da unha.
Como elas crescem? As células que compõem as unhas são formadas na chamada matriz ungueal – que fica abaixo da cutícula. À medida que acumulam queratina e morrem, são empurradas pelas células mais novas até a ponta dos dedos.
A Dra. Gabbi explica que, se houver prejuízo à fábrica da unha, ela pode nunca mais crescer. Mas, em casos mais simples, as unhas das mãos levam cerca de 40 dias para "despontar" e 3 meses para crescer completamente. Já na unhas dos pés, esse tempo tende a ser de quatro a cinco vezes maior.