Existe um motivo para os lipídios, e não os carboidratos, serem a principal forma de estoque de energia: a queima de gordura gera mais que o dobro de calorias que a queima de carboidratos. Um dos pontos-chave desse processo é que as gorduras são armazenadas quase sem água, enquanto os carboidratos são mais hidratados.
Ácidos Graxos cis são um tipo de gordura que o organismo absorve e aproveita. São encontradas nas gorduras de origem vegetal, porém, quando elas reagem com o oxigênio, transformam-se em gordura saturada. Cis é uma gordura menos estável do que a gordura Trans.
Gordura é o termo genérico para os glicerídeos. São classes dos lipídios relacionadas ao armazenamento de energia. As gorduras agem como um importante isolante térmico e amortecedor de impacto nos animais.
Apesar de ambos serem formados por triglicerídios e de usarmos, no nosso dia a dia, os termos óleo e gordura como sinônimos, essas duas substâncias apresentam propriedades bem diferentes: os óleos são líquidos à temperatura ambiente, enquanto as gorduras são sólidas nas mesmas condições.
Óleos e gorduras são fundamentais ao nosso organismo, fornecendo-nos calorias, ácidos graxos essenciais e transportando as vitaminas lipossolúveis (A,D,E e K) para o interior de nossas células. Lipídeos são substâncias químicas formadas basicamente por ácidos graxos e glicerol.
Gorduras são fontes de energia para o corpo e cumprem também outras funções,como participar da construção das células, manter a temperatura do corpo, proteger os órgãos vitais, transportar vitaminas e compor as enzimas, hormônios e substâncias que auxiliam o sistema imunológico.
Outras funções que os lipídios exercem são: