A síndrome da abstinência alcoólica (CID 10 - F10) é o conjunto de sintomas que surgem quando uma pessoa que tem o costume de ingerir grandes quantidades de álcool todos os dias e para de fazê-lo. Os principais sintomas são ansiedade, irritabilidade, depressão, fadiga, entre outros.
Crises de Abstinência causadas por drogas estimulantes do SNC (cocaína, crack e metanfetamina, etc.)
A abstinência refere geralmente a abstenção das relações sexuais, do álcool ou do alimento. A abstinência pode ser devido às preferências pessoais, práticas religiosas de considerações práticas. Na medicina a abstinência igualmente refere a descontinuação de uma droga aditiva.
Abstinência (do latim abstinentĭa,ae: 'ação de se abster, temperança, domínio dos apetites') é o ato de se abster ou privar-se de algo.
Dependência de drogas lícitas Sua utilização abusiva, decorrente da necessidade de aceitação, pressão social, problemas estruturais na família e em grupos de convívio ou por curiosidade e prazer, pode comprometer o desenvolvimento cerebral e desencadear comportamentos agressivos.
Esse tipo de tratamento normalmente é feito em conjunto com a psicoterapia. Diversas abordagens psicoterapêuticas têm sido eficazes no tratamento da dependência química, entre elas a psicanálise, a terapia cognitivo-comportamental, a terapia em grupo e a terapia ocupacional.