O gelo-seco é assim chamado porque apesar de ter a aparência de gelo (água no estado sólido), ele na verdade é o dióxido de carbono sólido (gás carbônico – CO 2). E, ao contrário do gelo comum que derrete, ele passa diretamente para o estado gasoso, isto é, sublima.
A passagem do estado sólido para o gasoso se dá quando a pressão do ambiente não é suficiente para frear as partículas atômicas do material e permite que elas atinjam o estado gasoso imediatamente, sem passar pelo líquido.
Quando o gelo-seco passa para o estado gasoso, arrasta consigo moléculas de água, originando uma névoa mais densa que o ar. Graças a essa “fumaça branca” formada, o gelo-seco é muito utilizado como um recurso cênico em filmes, shows, teatros, programas de televisão e festas.
Uma última – e óbvia curiosidade: você sabe por que o gelo-seco tem esse nome? É porque, quando aquecido, ele passa direto do estado sólido para o gasoso, sem virar líquido.
Gelo-seco é o nome popular para o dióxido de carbono solidificado ao ser resfriado a uma temperatura inferior a -78 °C. Ao ser aquecido na pressão atmosférica, torna-se imediatamente gás de dióxido de carbono, sem passar pelo estado líquido (processo conhecido por sublimação).
5. O dióxido de carbono pode causar perda de consciência. Os CO2 no estado gasoso tem um efeito narcótico e as causas para além de uma concentração de 5% na perda de consciência de ar que pode levar à Morte. Antes de entrar nas instalações ou veículo em que o O gelo seco é armazenado resp.
Originalmente, o termo “gelo seco” era uma marca registrada para o dióxido de carbono sólido produzido por Prest em (1925), mas agora ele se refere a qualquer dióxido de carbono sólido.