Gandalf se torna o branco justamente pela traição de Saruman. E sobre retirar Saruman da TM acho que como ele foi um enviado, um istari, não seria justo ele ser retirado de lá, fizesse o que fizesse, porém seus atos seriam levados em conta depois.
As Duas Torres (filme)
Gandalf voltou como o mago branco porque o atual mago branco (Saruman) havia virado as costas para o que o Maia deveria estar fazendo na Terra Média e se juntou a Sauron em seu objetivo de dominação da Terra Média. Como Saruman abandonara seu propósito, Eru nomeou Gandalf para ser o próximo bruxo branco.
Em qual ordem assistir a Saga Crepúsculo
Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel
O Hobbit: Uma Jornada Inesperada2012
Uma das principais novidades de novembro na Amazon Prime Video é a trilogia de filmes "O Hobbit". Os filmes são: "Uma Jornada Inesperada", " A Desolação de Smaug" e "A Batalha dos Cinco Exércitos". ...
Já nos filmes a história é a seguinte: O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos (2014) O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel (2001) O Senhor dos Anéis: As Duas Torres (2002) O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei (2003)
Os filmes são, por subtítulo: Uma Jornada Inesperada (2012), A Desolação de Smaug (2013) e A Batalha dos Cinco Exércitos (2014). O Senhor dos Anéis é originalmente uma sequência do livro, assim, a série age como uma prequela para a trilogia dos filmes, também dirigidos por Jackson.
Escrito no final dos anos 30, O Hobbit é uma obra única que se passa antes de O Senhor dos Anéis. Sua história acompanha o pequeno Bilbo Bolseiro, um hobbit solitário que embarca em uma aventura emocionante após receber uma missão do mago Gandalf.
Ele reivindicou o Anel para si e recusou-se a destruí-lo. Então Gollum, cuja vida Frodo poupara por piedade, atacou Frodo e arrancou o dedo que carregava o Anel com uma mordida. Gollum caiu no abismo flamejante e o Anel foi destruído.
Bombadil foi omitido da trilogia de filmes de Peter Jackson e de algumas outras versões cinematográficas e de rádio de O Senhor dos Anéis, pois é considerado não essencial para a história.
Andúril