A sociedade conjugal e o vínculo matrimonial são inconfundíveis, pois a sociedade conjugal, de forma simples, significa o convívio, os deveres entre os cônjuges, já o vínculo matrimonial seria o casamento válido propriamente dito, sendo o vínculo matrimonial um instituto maior que a sociedade conjugal.
1.
O Código Civil concentra, no art. 1.
A Sociedade Conjugal poderá ser restabelecida a qualquer momento quando rompida apenas pela Separação Judicial, ainda que esta tenha sido decretada já há muitos anos, desde que os cônjuges assim o queiram. ...
O restabelecimento de sociedade conjugal pode ser feito por escritura pública, ainda que a separação tenha sido judicial. Neste caso, é necessária e suficiente a apresentação de certidão da sentença de separação ou da averbação da separação no assento de casamento. (Resolução 35 CNJ) Art. 49.
Observe que após o divórcio não é possível reconciliar-se. Somente com um novo casamento é possível reatar o vínculo conjugal. No entanto, aqueles que já estavam separados judicialmente ou administrativamente antes da EC66/10, podem restabelecer a sociedade conjugal através de escritura pública.
Conforme prevê o artigo 1.
Caso a sentença tenha sido proferida, mesmo que não averbada, o divórcio não pode ser anulado. A averbação apenas oficializa/registra algo existente e determinado, ela não determina a situação. Uma vez que o casamento tenha sido legalmente extinto, em caso de desistência do casal, é necessário um novo matrimônio.
4 dicas de como criar coragem para se separar
Acho que a terapia já não pode fazer mais nada por nós. O casamento chegou ao fim e prefiro me separar”....Conversem sobre a melhor forma de contar para os seus filhos.
Se você está nessa situação, veja o que pode fazer para dar a volta por cima:
Durante e após o processo de separação, procure participar da rotina do seu filho, seja na hora de dormir, levar à escola ou oferecer uma das refeições. Lembre-se que um dos lugares onde o bebê se sente mais seguro é no seu colo, por isso, reforce a oferta do aconchego e procure manter a calma nesse momento.
Uma delas, realizada na Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos, constatou que o tempo médio que as pessoas levam para superar o fim de um relacionamento seja de 11 semanas, o que é equivalente a quase três meses.
Dicas para ficar bem após o término de namoro