O arco-íris nasce de um encontro entre a luz do sol e as gotas de chuva, e é por isso que ele só aparece se tiver chuva caindo e sol brilhando ao mesmo tempo. A luz do sol, que é branca, é feita de todas as cores. Mas, para que as cores sejam separadas, é preciso que a luz encontre uma gota de água.
O arco-íris é um fenômeno óptico que se forma em razão da separação das cores que formam a luz solar. ... A luz do sol é uma onda de luz branca formada por várias cores, quando essa luz incide sobre uma gota de água os raios luminosos penetram nela e são refratados, sofrendo assim a dispersão.
A formação do arco-íris ocorre quando uma luz branca é interceptada por uma gotícula de água. Quando ocorre a interceptação uma parte da luz solar é refratada para dentro da gota, refletida em seu interior e refratada novamente para fora da gota, formando o espectro de cores.
Isaac Newton
Diz uma lenda irlandesa que existe um pote de ouro no final do arco íris. ... Então o arco-íris nada mais é do que a demonstração do espectro solar. Quando a chuva cai, o ar ao redor fica com várias gotinhas de água.
Na mitologia Irlandesa, esse tesouro é tratado como um pote cheio de moedas de ouro. ... Mas na realidade essas moedas podem ser símbolos dos sonhos que todos temos, objetivos de vida e procedimentos para atingi-los de maneira correta.
Eles são duendes que vivem na floresta, e se escondem entre as folhas e as cascas de árvores. Assim, dificultando localizá-los. Se vestem de verde, justamente para ficar mais fácil de se camuflar. São os guardiões do tesouro no final do arco-íris.
Este é o "ângulo do arco-íris", descoberto por René Descartes em 1637. Ao entrar em uma gota, um raio de sol muda de direção três vezes. Ao entrar é ligeiramente refratado, depois no interior e, finalmente, ao deixar a gota como uma luz difusa.
O significado do arco-íris como sinal da aliança entre Deus e o homem. ... Mais tarde, li as palavras de Deus em Gênesis 9:11–13: “Sim, estabeleço o meu pacto convosco; não será mais destruída toda a carne pelas águas do dilúvio; e não haverá mais dilúvio, para destruir a terra.
O arco-íris aparece em sete cores porque as gotas de água dividem a luz branca nas sete cores do espectro (violeta, anil, azul, verde, amarelo, laranja e vermelho).
O arco-íris é composto por sete cores que surgem sempre na mesma ordem, onde o vermelho está localizado no exterior e o violeta no interior.
As cores frias compreendem: o azul, o verde e o violeta. Segundo a temperatura das cores, essas matizes estão relacionadas ao gelo, ao mar, ao vento e demais elementos da natureza. Na psicologia, alguns estudos afirmam que as cores são capazes de causar efeitos sobre as pessoas.