Os cordados representam o grupo de animais do filo Chordata. São representados por alguns invertebrados aquáticos e todos os vertebrados: peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos.
O filo Chordata é do reino Animalia, no qual estão incluídos os tunicados, cefalocordados e vertebrados. Os animais do filo Chordata apresentam algumas características em comum, sendo uma delas a presença de notocorda e cordão nervoso dorsal oco. Os seres humanos são animais pertencentes ao filo Chordata.
todo cordado em algum momento do seu desenvolvimento embrionário possuí a notocorda, assim como também podem apresentar tubo nervoso dorsal, fendas faríngeas, endóstilo e cauda que são exclusivas do filo cordados.
Cordado é uma palavra que vem do latim Chordata que deriva do termo chorda, que no latim era associada a corda. Os animais desse filo são assim denominados por causa de uma de suas principais características: Todos apresentam uma NOTOCORDA.
O Reino Animalia, também conhecido como Metazoa, engloba organismos multicelulares, eucariontes e heterotróficos, como os seres humanos.
A espécie Homo sapiens, à qual pertencemos, está classificada na ordem primata e na família Hominidae. Estima-se que essa importante espécie surgiu há cerca de 300.
Além destas características, os cordados apresentam durante a fase embrionária algumas estruturas próprias do Filo, mas que podem desaparecer durante o desenvolvimento (basicamente, são as apomorfias do grupo): Tubo nervoso dorsal: Originado a partir de uma invaginação do ectoderma. Origina o sistema nervoso do animal.
A principal característica dos Cordados e que dá nome ao grupo é o fato de que esses animais possuem, em pelo menos uma fase da vida, uma estrutura chamada de Notocorda. ... Essas fendas, também chamadas de fendas faríngeas, são derivadas da faringe desses animais durante o desenvolvimento embrionário.
No átrio esquerdo, o coração desses animais recebe sangue rico em oxigênio (vindo dos pulmões), enquanto no átrio direito o sangue é rico em gás carbônico (vindo do corpo). No ventrículo, os dois tipos de sangue encontram-se, mas não se misturam graças às estruturas musculares existentes no local.
Anatomia do coração Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) O coração, órgão do sistema cardiovascular, é uma câmara oca com quatro cavidades: dois átrios e dois ventrículos.