Ocorre em florestas úmidas, exclusivamente do Maranhão ao Amazonas. A espécie, porém, está ameaçada de extinção, devido à perda de habitat e ao tráfico de aves silvestres.
A ariranha é uma espécie endêmica da América do Sul. Ocorre no Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Paraguai, Peru, Suriname, Venezuela, Argentina e Uruguai. No Brasil, era encontrada na Amazônia, Mata Atlântica, Cerrado e Pantanal.
Animal da América do Sul que vivem em água e terra A ariranha é um animal mamífero e carnívoro encontrado nas bacias dos rios amazônicos e em pantanais. Também chamado de onça-d'água, lontra gigante e lobo do rio, ela integra a família dos mustelídeos. O animal é semiaquático, ou seja, vive na água e na terra.
A primeira delas é o tamanho, as ariranhas são maiores que as lontras, podem medir até 1,80 metros de comprimento, incluindo a cauda, e pesam cerca de 35 Kg. ... Outra diferença é que o hábito e o habitat delas são diferentes, a ariranha é diurna e a lontra é mais noturna.
As ariranhas são monogâmicas. A reprodução ocorre na estação das chuvas, geralmente entre janeiro e março, sendo que a gestação dura aproximadamente 70 dias. De cada gestação nascem entre 1 e 5 filhotes. Durante os três primeiros meses, os filhotes não saem da toca, onde recebem o alimento da mãe.
Quase todos os filhotes de mamíferos nascem diretamente do corpo da mãe e em estágio avançado de desenvolvimento, ou seja, já nascem com uma forma semelhante à que terão quando forem adultos. Enquanto o filhote está se desenvolvendo dentro do útero materno, recebem nutrientes e oxigênio, através da placenta.
1,1 mAdulto
A ariranha (Pteronura brasiliensis) é um mamífero bem barulhento, que emite sons agudos para se comunicar com outros integrantes do bando, por isso, seus ruídos podem ser ouvidos de longe, atraindo os visitantes até o recinto localizado no meio do Parque Zoobotânico do Museu Paraense Emílio Goeldi.
A ariranha tem hábitos diurnos e alimenta-se preferencialmente de peixes, podendo estar incluídos também em sua alimentação crustáceos, moluscos e pequenos vertebrados, como alguns mamíferos, aves e répteis. A ariranha habita ambientes de água doce e suas margens.
Esses animais alimentam-se, principalmente, de peixes e crustáceos, entretanto, outros animais podem fazer parte de sua alimentação, tais como anfíbios, moluscos e mamíferos pequenos. A lontra é um animal carnívoro que se alimenta principalmente de peixes.
Lontra-gigante ou ariranha (Pteronura brasiliensis) Além do Brasil, é encontrada em países como Bolívia, Peru, Suriname, entre outros.
A lontra ou lontra-neotropical habita desde ambientes de água doce, em regiões de florestas e até mesmo afetadas pela ação antrópica, até ambientes marinhos, como nos costões rochosos. Além do Brasil, é encontrada também em países como a Bolívia, Venezuela, México, Honduras, entre outros.
Se você está pensando em ter uma lontra como animal de estimação, ou se ouviu falar de alguém que tem uma, deve saber que isso é totalmente proibido pela lei e que pode acarretar multas e penas consideráveis, se a lontra for mantida em cativeiro.
A lontra-marinha é um mamífero carnívoro marinho da família Mustelidae, nativo das regiões costeiras do norte e do leste do Oceano Pacífico. As lontras-marinhas adultas pesam tipicamente entre 14 e 45 kg, tornando-os nos mais pesados dos membros da família, e entre os pequenos mamíferos marinhos.
A lontra representa grande importância para o ecossistema aquático, pois está situada no ponto mais alto da pirâmide alimentar sendo, portanto, um indicador da qualidade biológica deste ambiente e controlador de populações de animais aquáticos.
Mamíferos carnívoros, ambos se alimentam de peixes, principalmente piranhas e traíras. Na literatura, há indicações de que somente uma lontra, ou uma ariranha, pode dar prejuízo de cerca de 15 quilos de peixes por dia.
Quando ameaçadas, as lontras mães mostram seus filhotes para que sintam compaixão.
Você sabia que as Lontras mostram os filhotes quando estão em perigo? Alguns dizem que é para que os predadores sintam compaixão por elas, já a Biologia explica que é uma questão instintiva (dar o filhote para ser predado enquanto o animal se evade, garantindo assim a sobrevivência da espécie).
Quando o alimento é escasso em termos de fornecimento, as coisas podem ficar feias. Alguns machos podem utilizar filhotes de lontra como reféns até que a mãe pague um resgate de alimentos.
A lontra tem como habitat , Litorais , rios e encostas . Seus hábitos geralmente são noturnos Ela se alimenta de peixes , crustáceos e pequenos répteis. ... Mas , nós queremos a carne fresca da lontra, para isso teremos que bolinar , e enganá-la pra conseguirmos aproveitar ela ainda viva.
Embora a lontra prefira a água, se precisar ir de um rio para um açude, ou para outro rio, ela anda por terra, sem nenhum problema. A lontra consegue ficar sem respirar (embaixo da água) por até 6 minutos.
O mundo animal pode ser cruel e ser pego no meio dele geralmente é fatal. Mas a lista de bichos mais mortais do mundo pode te surpreender
Vai vendo.
Qual é o ponto fraco do tardígrado, a criatura mais resistente do planeta
chimpanzés