A lâmpada de garrafa pet ou lâmpada de Moser foi inventada em 2002 pelo senhor Alfredo Moser, mineiro de Uberaba. ... Seu objetivo era ajudar as pessoas e economizar energia e permitir a elas utilizarem seu dinheiro de outra forma. O sucesso de sua invenção o deixa muito orgulhoso.
A fonte usada pela lâmpada de garrafa pet, referente à energia em si, basicamente trata-se da luz do sol, que ao entrar em contato com as substâncias somadas à água na garrafa, produz um índice interessante de luminosidade.
1) A lâmpada é feita com uma garrafa PET transparente de 2 litros cheia de água e 4 colheres de água sanitária – para evitar que a proliferação de algas deixe a água turva. 2) Ela é instalada através de um furo circular no telhado, vedado com massa plástica ou cola de resina, para evitar goteiras em dias de chuva.
Moser protege o nariz e a boca com um pedaço de pano antes de fazer o buraco na telha com uma furadeira. De cima para baixo, ele então encaixa a garrafa cheia d'água. "Você deve prender as garrafas com cola de resina para evitar vazamentos. Mesmo se chover, o telhado nunca vaza, nem uma gota", diz o inventor.
Uma garrafa, água e um pouco de cloro. Foram esses os ingredientes usados por Alfredo Moser em sua mundialmente renomada invenção. E uma dica: se a boca da garrafa for tampada com fita preta, a lâmpada vai funcionar melhor. ...
Diferente de uma clarabóia a garrafa PET consegue dispersar a luz de maneira a fazer a mesma função que uma lâmpada comum. Ela também é versátil pois pode ser instalada em diferentes tipos de telhado, além de ser praticamente de graça, o que não acontece com uma telha de vidro ou similar.
Resposta. Resposta: A única grande desvantagem das lâmpadas incandescentes é o seu grande consumo de energia, o que tem feito com que elas sejam substituídas pelas lâmpadas fluorescentes compactas (PL) e por LEDs.
Resposta. Olá, A lâmpada LED, definida como sustentável, deixam as contas de luz aproximadamente 90% mais baratas. Produzida a partir de materiais recicláveis, sendo 90% de sua estrutura reciclável, o que facilita o descarte.
Portanto, é possível obter vantagem econômica por meio de uso ecoeficiente dos recursos produtivos, permitindo reduzir custos em detrimento de uso matérias-primas recicladas, dentro das especificações técnicas, de modo que não prejudique a qualidade do produto e principalmente resultando na vantagem ambiental por meio ...
Lâmpadas LED tubular e as vantagens de sua utilização
A luz é algo muito importante para iluminar os ambientes quando o sol não está presente. Mas existem muitos casos em que não é necessário deixar a lâmpada com sua intensidade de iluminação normal. Para esses casos, uma solução interessante é utilizar um dimmer.
A melhor forma de controlar a intensidade do brilho de leds é provocando cintilação, ou sejam, fazendo piscar rapidamente. Se você deixar o led aceso por 1ms e apagado por 10ms, seu cérebo não vai perceber a cintilação, mas vai achar que o led está a cerca de 10% do brilho máximo.
Já com as lâmpadas de LED esse tipo de projeto pode não funcionar tão bem. Nesse caso, o dimerizador não limita a corrente, mas sim liga e desliga o circuito sempre que a corrente muda de direção, seguindo a escala de onda senoidal. Dessa forma, a baixa tensão diminui a luminosidade da lâmpada.
Dimerizar é regular a quantidade de luz que a lâmpada emite. O dimmer é um componente elétrico utilizado para fazer a dimerização de lâmpadas, e tem a função de controlar a quantidade de tensão média que chega na lâmpada por exemplo, usando um potenciômetro, que é um resistor variável.
Como instalar o Dimmer O dimmer é instalado de forma semelhante a instalação de um interruptor simples. Conecte o cabo de fase no borne indicado do dimmer, esse borne geralmente vem com a letra L. Esquema de ligação do dimmer.
Dicas:
O dimmer , também conhecido como variador de luminosidade, é um dispositivo que permite regular a intensidade do brilho da iluminação.
As lâmpadas dimerizáveis fazem parte de um sistema inteligente de iluminação: com elas o usuário tem o poder de regular a intensidade do brilho emitido, controlando a quantidade de luz que ilumina o ambiente.
Dimmers são dispositivos utilizados para variar a intensidade de uma corrente elétrica média em uma carga. ... Um dimmer tem como objetivo fazer com que aumente ou diminua a intensidade luminosa através de um potenciômetro, que auxilia nessa operação.
A lâmpada dicroica convencional As lâmpadas dicroicas são lâmpadas halógenas de baixa voltagem em cujo interior existe uma superfície refletora. ... Como essa radiação é uma fonte significativa do calor, o facho de luz dicroico esquenta bem menos que o de uma lâmpada incandescente tradicional.