1. Que se segue a uma refeição (ex.: fase pós-prandial). 2. [ Medicina ] Que ocorre após uma refeição (ex.: glicemia pós-prandial).
Relativo às refeições ou que acontece após uma refeição.
1 Que precede uma refeição. 2 Med Que ocorre antes das refeições. INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES Antôn : pós-prandial . INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES Pl : pré-prandiais .
Antes da refeição: Imediatamente antes de comer (chamada de medida pré-prandial); 1 hora após a refeição: 1 hora após dar a primeira “garfada” (chamada de medida pós-prandial); 2 horas após a refeição: 2 horas depois de dar a primeira “garfada” (igualmente chamada de medida pós-prandial);
Glicemia pós-prandial: Teste de glicose feito entre 1 a 2 horas após refeição. Glicose: Uma das formas mais simples de açúcar. Hiperglicemia: Excesso de glicose no sangue. Hiperglicemia de jejum é o nível de glicose acima dos níveis considerados normais após jejum de 8 horas.
Glicemia pós-prandial (do greco antigo: γλυκός açúcar; αἷμα sangue; e do latim post, após; prandium almoço) é o aumento do nível de glicose na corrente sanguínea cerca de 10 minutos após uma refeição.
Como muitas vezes não é possível, aceita-se, nestes casos, valores de glicose plasmática em jejum até 126 mg/dl e de duas horas pós-prandial até 160 mg/dl e níveis de glico-hemoglobina até um ponto percentual acima do limite superior do método utilizado.
A glicemia pós-prandial normal é aquela que, após 2 horas, se encontra abaixo dos 140 mg/dL. Valores entre 140 e 199 mg/dL indicam intolerância a glicose e são um sinal de que o seu organismo não está lidando corretamente com a elevação do glicose após as refeições.
Glicemia pós prandial Geralmente, este tipo de exame é recomendado por um clínico geral ou endocrinologista para complementar o exame de glicemia em jejum e os valores normais deve ser abaixo que 140 mg/dL.
Algumas dicas para evitar que a taxa de açúcar no sangue se descontrole são: Comer em intervalos regulares de 3 horas pequenas refeições; Não comer doces concentrados ou frutas isoladas como uma refeição; Fazer alguma atividade física como caminhadas após as refeições principais e não ir dormir ou deitar.
E elas podem ocorrer por diversos fatores: "produção exagerada da insulina com queda dos níveis de glicose ou secundária ao uso de medicação que diminui a taxa de açúcar no sangue", considera Navarro. A alimentação é fundamental para evitar a hipoglicemia de jejum.
De 2 a 4 horas depois da refeição, os níveis de açúcar no sangue já devem ter voltado ao normal. Caso ela esteja quase sempre alta, é bom verificar se a dose do seu medicamento está adequada.
Veja 8 jeitos fáceis de desintoxicar o organismo