A giardíase é uma infecção do intestino delgado causada pelo parasita Giardia, um protozoário unicelular. Os principais sintomas são cólicas abdominais e diarreia. As pessoas podem ter cólicas abdominais, gases, eructação, diarreia, enjoo e sentir-se cansadas.
Ele pode se apresentar em forma de cisto ou trofozoíto, sendo que a primeira é a responsável por causar diarreia crônica com cheiro forte, fraqueza e cólicas abdominais no hospedeiro (cão, gato, gado, roedores, ser humano, dentre outros), graças às toxinas que libera.
Giardia intestinalis: protozoário causador da giardíase. É o protozoário flagelado causador da giardíase. Essa doença possui distribuição mundial, porém é mais comum em climas temperados e em crianças nos primeiros anos de vida. A Giardia é um parasito que se apresenta em duas formas: cisto e trofozoíto.
A giardíase é transmitida pelo protozoário chamado Giardia intestinalis (conhecido também como Giardia lamblia). Assim como a amebíase, essa doença é contraída em razão da ingestão de água e alimentos contaminados.
Chamamos de protozooses as doenças causadas por protozoários, organismos unicelulares, heterotróficos e microscópicos que, juntamente às algas, estão agrupados no Reino Protoctista. Dentre as principais protozooses, destacam-se a amebíase, doença de Chagas, malária, leishmaniose e toxoplasmose.
A malária é uma doença causada por um protozoário do gênero Plasmodium e tem como vetor fêmeas de alguns mosquitos do gênero Anopheles.
(Cesmac/Fejal-AL) São doenças causadas por protozoários flagelados:
Flagelados são protozoários que se movimentam por meio de flagelos, são de vida livre, alguns são parasitas e outros simbiontes, como os representantes do gênero Trichonympha que vivem nos tratos digestórios dos cupins (térmitas), onde promovem a digestão da madeira ingerida por seus hospedeiros.
São doenças causadas por protozoários flagelados: 1 Amebíase. 2 Doença de Chagas. 3 Leishmaniose tegumentar (úlcera de bauru). 4 Tricomoníase.
Chamamos de protozooses as doenças causadas por protozoários, organismos unicelulares, heterotróficos e microscópicos que, juntamente às algas, estão agrupados no Reino Protoctista. Dentre as principais protozooses, destacam-se a amebíase, doença de Chagas, malária, leishmaniose e toxoplasmose.
As principais doenças causadas por protozoários que envolvem o sangue e os órgãos internos são: (A) Malária, toxoplasmose, tripanossomíase e leishmaniose.
Geralmente os protozoários são classificados com base em seu método de locomoção. Diante disso,marque a alternativa que indica corretamente a estrutura locomotora presente nos protozoários zoomastigóforos A: Cílios.
Existem três tipos de estruturas locomotoras: os pseudópodes, os cílios e os flagelos. Os pseudópodes são expansões transitórias do citoplasma, os cílios são filamentos curtos e numerosos, enquanto os flagelos são estruturas mais longas e que, geralmente, ocorrem em menor número.
a) A estrutura de locomoção de cada organismo é: I: Pseudópodes. II: Cilios. III: Flagelo.
Resposta. São os pseudópodos, que são expansões da membrana plasmática, e é por isso que as amebas não possuem uma forma definida, já que a membrana está sempre mudando conforme a ameba se desloca.
Amoebozoa
O paramécio é o representante mais conhecido do Filo Ciliophora. Todo o seu corpo é coberto por pequenos filamentos parecidos com os cabelos, chamados cílios, que ajudam na locomoção. ... A principal função desses cílios é ajudar tanto na locomoção quanto no arraste do alimento para sua cavidade oral.
O modo de locomoção das amebas através de pseudópodes é denominado "movimento ameboide". ... As amebas alimentam-se por ingestão de pequenos protozoários e algas microscópicas, e também de protoplasma morto. Ao perceberem a presença de alimento, elas se deslocam em direção a ele, englobando-o com os pseudópodes.
Tipos de locomoção dos protozoários O critério mais utilizado pelos cientistas para essa classificação é o tipo de locomoção: Sarcodíneos ou Rizópodes- são protozoários que se locomovem estendendo pseudópodes, expansões em sua célula que atuam como "falsos pés". As amebas são um exemplo de sarcodíneo.
Protozoário que se locomove por cílios, de vida livre, unicelular, portador de corpo translúcido e achatado. Reproduzem-se por divisão simples e são visíveis ao microscópio óptico. Palavra-chave: protozoários, Paramecium caudatum, ciliophora, dulcícolas, cissipariedade.
2- Hábito de vida da ameba: capturam alimentos através do processo chamado fagocitose. Vivem livres na água ou em terra, alimentando-se de organismos menores ou partículas em decomposição.As amebas maduras multiplicam-se assexuadamente por fissão binária.