O lado oculto da Lua (também chamado de lado negro da Lua ou lado escuro da Lua) é o hemisfério lunar que não pode ser visto da Terra em decorrência da Lua estar em rotação sincronizada com a Terra.
Trata-se de uma ilusão de ótica. O problema é saber sua causa. A explicação mais comum diz que, quando o Sol ou a Lua estão perto do horizonte, nós comparamos seu tamanho aparente com o das montanhas, prédios ou qualquer objeto que estiver ao fundo.
O fenômeno é bem documentado desde o século 4 a.C., quando o filósofo grego Aristóteles sugeriu que a atmosfera da Terra pudesse ampliar a imagem da Lua no horizonte, assim como a água pode fazer com que objetos imersos pareçam ampliados aos nossos olhos.
3.
A superfície da Lua é de cor de giz e apresenta uma grande quantidade de sedimentos finos produto de inúmeros impactos de meteoritos. Esta camada de solo é chamada de regolito lunar, uma denominação para descrever as camadas de sedimentos produzidas por efeitos mecânicos sobre as superfícies dos planetas.
- A área da superfície da Lua é de 3,793 x 10 7 km². - Sua massa é de 7,349 x 10 22 kg. ... - A superfície da Lua é repleta de crateras, formadas durante milhões de anos, após o choque de meteoros. - A temperatura média na superfície lunar é de 106°C, sendo que a mínima é de -233° e a máxima de 122°C.
basalto
Areia trazida por astronautas revela que a Lua tinha água Uma amostra de areia trazida da Lua por astronautas quase 40 anos atrás tem evidências de que existia água no satélite natural da Terra na época em que ele se formou, há 3 bilhões de anos.
O solo lunar é composto de vários tipos de partículas, incluindo fragmentos de rochas, fragmentos mono-minerais e vários tipos de vidros, incluindo partículas aglutinadas, esférulas vulcânicas e de impacto.