A Tosa Filhote é uma das mais populares no Brasil, por ser o tipo de tosa para Shih Tzu ideal no nosso clima. Ela mantém os pelos curtos e mais leves para os dias quentes do verão. Esse tipo de tosa é clássica e pode ser mantida mesmo no cão adulto.
Tipos de tosas para shih tzu
Os profissionais da área afirmam que a primeira tosa no Shih Tzu, pode ser realizada a partir dos 5 meses. Mas é importante que o pet tenha completado todo o ciclo de vacinas antes. Nessa idade, o recomendado é fazer a tosa bebê, assim o Shih Tzu preserva a aparência de filhote e fica com um pelo curtinho e lindo.
Em algumas raças a tosa é necessária, o Poodle, Cocker, Shih-tzu e o Ihasa Apso precisam de tosa não só no verão, mas durante o ano todo por motivos de saúde e higiene. A dica é deixar pelo menos 5 cm de comprimento de pelagem para as raças que não podem ter a tosa no verão, por precisarem da pelagem.
O procedimento que será realizado é bem simples, ele consiste em:
Penteie toda a pelagem do shih tzu com uma escova de cerdas naturais e um pente com dentes largos. Se houver nós, passe o spray desembaraçador no cão, aguarde 20 minutos para que o spray suavize os nós e penteie o pelo com seus dedos. Use uma escova fina e um pente desembaraçador para trabalhar sobre os nós.
Escovação frequente: Em cães de pelagem longa (acima de 10cm) o recomendável e usar a escova sem bolinhas nas pontas. Em cães de pelagem curta pode usar pente e rasqueadeira. E por último confira a dica que faz toda a diferença após o banho, como escovar e secar para deixar a pelagem lisa.
O Shih Tzu é uma raça que solta menos pelos pela casa e precisa de alguma tosa higiênica, pois os pelos tem crescimento continuo (não param de crescer). Normalmente, todas as raças fazem duas trocas por ano, que acontecem na primavera e no outono.
Existem suplementos próprios para melhorar o pelo de cachorro e outras que garantem uma melhoria geral para a saúde do seu companheiro. Complexos vitamínicos e ácidos graxos essenciais são os mais comuns e recomendados. Procure sempre um veterinário para indicar o melhor suplemento para o seu caso.
"Com isso, vai demorar de dois a três anos para o pelo crescer, ou não vai crescer, ou vai crescer com textura diferente", afirma Oliveira.
Os óleos vegetais como, por exemplo, todos os de sementes também são muito bons para o pelo dos cachorros. Assim sendo, pode experimentar o de sementes de linhaça, girassol ou sementes de abóbora, e incluí-los na sua dieta. O óleo de coco é muito bom e também é excelente no tratamento de problemas de pele.
Varrer, aspirar e circular As vassouras mais indicadas são as de borracha, pois elas criam uma eletricidade estática que faz com que os pelos sejam extraídos mais facilmente. Aspirar os móveis, tapetes, carpetes, entre outras coisas, ajuda a diminuir a poeira e também a alcançar os pelos que se concentram nos cantos.
Estabilizar a cabeça do animal. Pode pedir ajuda para uma segunda pessoa enquanto o tutor corta o pelo; utilizar uma tesoura sem ponta; prefira cortar com o pelo molhado, pois é mais fácil; não cortar rente à pele. Faça em pequenas camadas e coloque o dedo entre o pelo que irá cortar e a pele do animal.
Nesse caso, o mais indicado é que você primeiro deixe a roupinha de molho por uns 10 minutos e depois esfregue com detergente neutro ou sabão de coco. Para ajudar, utilize uma escovinha de limpeza - é legal que você separe uma exclusivamente para o uso nos acessórios do pet.
Clima e fases de crescimento O que não se espera é a queda em excesso. Alguns dos fatores que podem fazer com que seu cachorro solte muito pelo são alergias, infecções com parasitas, bactérias ou fungos, a falta de algum nutriente, estresse ou genética (algumas espécies têm maior predisposição para a queda de pelos).
Sarna. É provocada por um ácaro que se aloja na pele do animal. Apresenta-se em dois tipos: Sarna Demodécica, cujo principal sintoma é a queda de pelo próximo aos olhos do cachorro. Ela também desencadeia coceira e pode se espalhar pelo corpo do pet.
Nutrientes funcionais como vitamina A, vitamina C, colágeno, tirosina, vitaminas do complexo B e zinco ajudam a repor as deficiências, restaurando a pele e a queda de pelos. Nesse cenário, é fundamental que os médicos veterinários tenham domínio do manejo nutricional.
Top 10 melhores shampoos para cachorro para comprar em 2021
Nossa pele é muito diferente da pele do nosso cãozinho, não é mesmo? Por isso, nossos produtos de higiene não são adequados para uso veterinário. Não utilize shampoos e sabonetes de uso humano nos cães. Os animais podem desenvolver alergias, ter queda de pelos e até intoxicação.
Quais são os Melhores Shampoos para Cachorro?
Higiene e Limpeza para Buldogue francês
Para cães, um dos campeões é o Shampoo Pet Society Beeps Neutro com cheirinho de maçã verde e com presença de aloe vera. Já para os gatinhos, o Shampoo Pet Society Beeps Estopinha Gatos Extrato de Aveia faz o maior sucesso com seu cheirinho de amora, deixando os pelos lindos, brilhantes e cheirosos.
Principais marcas do melhor perfume para cachorro
A primeira coisa a se fazer é escolher um bom criador de Bulldog Francês. Procure por referências, investigue o canil, conheça outros clientes que já compraram Bulldog Franceses com o mesmo criador. Ao visitar o canil, verifique como os filhotes são criados, o tamanho do espaço e os pais.
Atualmente, um filhote de Bulldog Francês pode custar entre R$ 3.
As cores aceitas pelo padrão da CBKC são:
Ensinando comandos básicos. Faça treinos curtos e efetivos. Para o filhote de buldogue francês, cada sessão deve ser de cinco minutos (aumentando enquanto o pequeno cresce), feitas entre três e cinco vezes por dia. Quando o cão estiver cansado ou com fome, não o treine, pois ele não prestará tanta atenção.
Como acalmar um cão ativo?
Treinando seu filhote, passo a passo.
– Carboidratos: aveia arroz cevada (grãos) e todos os tubérculos como batata inhame batata-doce cará mandioca etc. ATENÇÃO: Os grãos e tubérculos devem ser consumidos cozidos para melhor aproveitamento dos carboidratos. As raízes como a cenoura devem ser consumidas cruas. Não sabe o que é raíz ou tubérculo?