O que é um curso de extensão universitária? São cursos extra-curriculares, oferecidos por uma Faculdade, que o acadêmico faz para enriquecer seu conhecimento sobre determinado assunto. Esses cursos são oferecidos por faculdades ou órgãos vinculados a faculdades. Podem fazer o curso tanto graduandos, graduados.
A extensão universitária são cursos de curta duração, com carga horária inferior a 360 horas, que tem como objetivo ampliar os conhecimentos do estudante. ... Os cursos de extensão são voltados a áreas específicas do conhecimento. São mais direcionados, por isso possuem duração média de até três meses.
Ofertados em curta duração, em média 3 meses, os cursos de extensão oferecem certificado emitidos por uma faculdade, com validade em todo o Brasil e até mesmo no exterior.
Durante o governo de Getúlio Vargas, mais precisamente, em 1931, é promulgado o Estatuto das Universidades Brasileiras e, com ele, a oficialização da extensão universitária.
Como afirma Maria das Dores Pimentel Nogueira (2005), a Extensão Universitária surgiu na Inglaterra, no século XIX, como “educação continuada” (Lifelong Education), destinada à população adulta que não tinha acesso à universidade.
A extensão proporciona na academia a geração de novos conhecimentos, a criação de novas modalidades de pesquisa, além da integração entre teoria e prática. ... O princípio da indissociabilidade das atividades de ensino, pesquisa e extensão é fundamental no fazer acadêmico.
A pesquisa cientifica contribui para o desenvolvimento do aluno, preparando-o, de forma qualificada, para o mercado de trabalho. Neste sentido o objetivo da pesquisa foi verificar a percepção dos discentes quanto a relevância da produção científica na sua formação acadêmica e profissional.
A Iniciação Científica é a primeira fase da carreira científica da vida do aluno, pois durante a Iniciação Científica o aluno aprende a montar o trabalho, organizar o trabalho, como editar, pode apresentar em eventos o projeto, sistematizar ideias, referências bibliográficas e adquirir experiência.
Resposta: Deve ser considerado um instrumento de apoio metodológico que contribui para que o aluno de graduação seja engajado na pesquisa científica. Ampliando as visões dos graduandos e permitindo uma experiência diferente da que acontece em sala de aula. É vista como um componente essencial de formação.
O programa é o primeiro contato que o universitário possui com a pesquisa acadêmica. A iniciação científica consiste no estudo aprofundado de um tema escolhido pelo aluno em qualquer área do conhecimento, durante aproximadamente um ano, com o auxílio de um orientador de sua faculdade.