Portanto, as tabelas e gráficos são um dos instrumentos mais usados para ajudar na análise e interpretação de dados, pois eles permitem que o leitor tenha uma noção sobre o assunto em estudo e chegue a uma rápida conclusão.
A importância dos gráficos está ligada à facilidade e rapidez com que podemos interpretar as informações visuais. Os dados coletados e distribuídos em planilhas podem ser organizados em gráficos e apresentados de uma forma mais clara e objetiva, tornado mais fácil a compreensão da informação que se deseja passar.
Uma tabela é um arranjo sistemático de dados numéricos dispostos de forma (colunas e linhas) para fins de comparação. A apresentação em formas de tabela deve expor os dados de modo fácil e que deixe a leitura mais rápida. * Principais normas para elaboração de tabelas (ABNT e IBGE):
Matemática. Os gráficos são representações que facilitam a análise de dados, os quais costumam ser dispostos em tabelas quando se realiza pesquisas estatísticas. Eles trazem muito mais praticidade, principalmente quando os dados não são discretos, ou seja, quando são números consideravelmente grandes.
Sabemos que maioria das pessoas assimila mais facilmente em sua mente uma imagem do que textos ou números. No entanto, é mais fácil analisar um gráfico do que uma planilha. Pois, através de um gráfico obtêm-se, rapidamente uma ideia dos números que ele representa.
O interessante de se gerar gráficos a partir de planilhas eletrônicas é que ao se alterar os valores contidos na planilha, o gráfico correspondente a estes dados é automaticamente atualizado.
Gráficos nos ajudam a analisar visualmente uma séries de dados numéricos e entender qual é o relacionamento entre eles. Para fazer um gráfico no Excel, comece inserindo os dados numéricos nas células da sua planilha.
Você pode usar a formatação condicional para realçar células que contêm valores que atendem a uma determinada condição. Ou você pode formatar um intervalo de células inteiro e variar o formato exato, conforme a variação do valor de cada célula.
Para colar a formatação condicional, arraste o pincel sobre as células ou intervalos de células que deseja formatar, se o campo de formatação tiver o mesmo tamanho do que foi copiado, basta clicar apenas na primeira célula que vai colar a formatação e todas as outras serão coladas.
A formatação condicional, usando cores no Excel é, sem dúvidas, um recurso que facilita muito a interpretação de planilhas. ... Este recurso do microsoft excel permite que você crie condições para que suas células sejam formatadas automaticamente.
A formatação condicional no Excel nos permite, entre outras coisas, destacar os maiores números de um intervalo, os menores, os duplicados e por aí vai....Como fazer Formatação condicional no Excel
Primeiramente, você deve fazer a seleção do intervalo de datas que deseja fazer a formatação. Em seguida, você deve ir até Formatação Condicional, Regras de Realce de Células e escolher a opção Uma data que ocorre... Portanto, note que o Excel nos mostra uma caixa de diálogo onde devemos escolher a opção desejada.
Selecione as células que deseja usar formatação condicional. Na guia Página Inicial , no grupo Estilos , clique na seta ao lado de Formatação Condicional e clique em Gerenciar Regras. A caixa de diálogo Gerenciador de Regras de Formatação Condicional será exibida.
Na guia Página Inicial, clique em Formatação Condicional > Nova Regra. Na caixa Estilo, clique em Clássico. Na caixa Clássico, clique para selecionar Formatar apenas os primeiros ou os últimos valores e altere essa opção para Usar uma fórmula para determinar quais células devem ser formatadas.
Clique na primeira célula do intervalo e arraste para a última célula. Clique em HOME > Conditional Formatting > Highlight Cells Rules > Text that Contains. Na caixa Texto que Contém, à esquerda, insira o texto que você quer realçar. Selecione o formato de cor do texto e clique em OK.
Passo 1: Selecione todo o intervalo entre as colunas B e coluna I. Passo 2: na guia página inicial, clique em formatação condicional. Dentre as opções disponíveis, escolha a opção: Nova Regra. Passo 3: Abrirá uma janela, escolha a última opção: Usar uma fórmula para determinar quais células devem ser formatadas.
Copie as regras de formatação condicional para outra planilha / pasta de trabalho com o Pincel de formatação
Copiar a formatação das células
Clique com o botão direito na guia da planilha e selecione Mover ou Copiar. Marque a caixa de seleção Criar uma cópia. Em Antes da planilha, selecione onde deseja colocar a cópia. Selecione OK.
Selecione o gráfico cujo formato deseja copiar para os outros e pressione Ctrl + C para copiá-lo. 3. Então clique OK, e a formatação do gráfico foi aplicada a este gráfico.
Siga os seguintes passos:
Salvar um gráfico como uma imagem
Ajustar o tamanho da grade
A função STANDARDIZE retorna o valor padronizado “z” de uma distribuição caracterizada por uma média e um desvio padrão. A função pede o seguinte: STANDARDIZE(x, mean, standard_dev) [PADRONIZAÇAO(x, media, desv_padrão)]: · x é o valor que se deseja padronizar que, nesse exemplo, são as notas dos professores.
Redimensionar um gráfico
Passo 1: Abra o documento do Word que contém suas imagens. Passo 2: Clique com o botão direito do mouse na primeira imagem e selecione Tamanho e Posição. Etapa 3: Na caixa Layout exibida, clique na guia Tamanho. Em seguida, desmarque a caixa ao lado de Bloquear proporção.