Concluímos então, que a Educação Infantil é um alicerce e é primordial para a aprendizagem. Ela socializa, desenvolve habilidades, melhora o desempenho escolar no futuro, promove o lúdico, o ético, a cidadania e os laços afetivos, propiciando à criança resultados efetivos para toda a vida.
Este projeto atende a crianças de 0 a 5 anos e se divide em duas etapas: a creche (0 a 3 anos) e a pré-escola (4 a 5 anos). ... O contorno de seis anos, atualmente presente na LDBEN, deverá ser reduzido para cinco anos de idade, no caso da pré-escola (art. 30, inciso II, da LDB).
A idéia de infância e a sua escola, Primeira identidade: “a criança-adulto” ou a infância negada, Segunda identidade: a criança-filho-aluno ou a infância institucionalizada, Terceira identidade: a criança-sujeito social, sujeito de direitos, Função da instituição de Educação Infantil: educar e cuidar.
Voltada para os cursos de Licenciatura, a disciplina Fundamentos da Educação busca promover uma introdução à análise e discussão do fenômeno educativo, considerando as relações entre educação e sociedade a partir de uma reflexão teórica, instrumentando o aluno para a compreensão de sua formação prática como educador e ...
Com a Constituição Federal de 1988 as crianças brasileiras ganharam o direito de serem atendidas em creches e pré-escolas. Conforme artigo 208, inciso IV, “O dever do estado com a educação será efetivado mediante a garantia de: atendimento em creches e pré-escolas as crianças de 0 a 06 anos de idade”.
Na intenção de verificarmos como a educação infantil vem sendo constituída no âmbito legal, analisamos os seguintes documentos: Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA (1990), Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB (1996), Plano Nacional de Educação – PNE (2001), Diretrizes Curriculares Nacionais para ...
Foque na elaboração de salas de aulas com aspectos determinantes na construção do conhecimento, autonomia e na convivência. Precisa ser um local estimulante para as crianças aprenderem através do lúdico. É fundamental promover a harmonia nos aspectos psicológicos e biológicos da criança.
Princípios:Editar As propostas pedagógicas de Educação Infantil devem respeitar os seguintes princípios: Éticos: da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum, ao meio ambiente e às diferentes culturas, identidades e singularidades.