Eles permitem trazer variações para as músicas, para criar diferentes sensações. No exemplo anterior, os modos gregos foram derivados da nota Dó, contudo, você pode aplicar a mesma lógica para criar modos para qualquer nota da escala maior natural.
O que são Modos Gregos? De uma maneira direta, os modos gregos nada mais são do que escalas que se originam dentro de uma outra escala, ou seja, a partir de inversões de escala.
Teclado: Como improvisar com os modos gregos
Modo Dórico Para Dorian, escreva a escala C maior, mas, em vez de parar na oitava (C), escreva o próximo grau da escala como se você estivesse subindo a oitava (D). Se apagarmos o C com o qual começamos, agora temos uma escala de 8 notas de D1-D2. Este é o segundo modo: D Dórico.
Então para usar o modo grego em um improviso, você deve observar se está usando as notas que compõem os sete tipos de escalas. Outro ponto que você deve observar é sobre a sonoridade que você deseja passar. Para que você consiga escolher a escala mais adequada e que se harmonize com o som.
Em seguida, é importante decorar a ordem dos modos:
Um acorde maior será sempre formado por Tônica, Terça Maior e Quinta Justa. Já o acorde menor possui a mesma tônica e quinta que o maior, e o que muda será a terça. Portanto, um acorde menor será sempre formado por Tônica, Terça Menor e Quinta Justa. Existem também os acordes chamados de diminutos.
Acorde menor é um acorde formado por uma tríade menor: a primeira, a terceira e a quinta notas de uma escala menor natural, ou seja, tônica, terça menor e quinta justa. ... A escala menor possui distância entre notas de: tom - semitom - tom - tom - semitom - tom e tom.
O primeiro intervalo de notas é do Dó ao Mi, esse intervalo é composto por quatro semitons então ele é uma 3M (Terça maior). É esse primeiro intervalo que dá a nomenclatura “maior” para o acorde. O segundo intervalo é do Mi ao Sol, já este intervalo tem três semitons o que define o intervalo como 3m (Terça menor).
Os acordes naturais são aqueles que recebem o mesmo nome das notas fundamentais (Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá, Si). Cada um desses acordes é formado por três notas, que são definidas com base na regrinha abaixo: As notas que formam os acordes naturais são o primeiro, o terceiro e o quinto graus de suas respectivas escalas.
1 – TODO ACORDE é formado por 3 notas + as possíveis alterações. Use sempre a ESCALA MAIOR (Diatônica), mesmo se for montar um acorde menor. O Iº grau será a TÔNICA ou BAIXO do Acorde. O 3º grau define se o acorde é MAIOR ou MENOR.
Como um acorde é formado por 3 notas, uma tríade maior ou menor é o mesmo que um acorde maior ou menor. A diferença entre um Acorde Maior e um Acorde Menor é a sua terça. 2) No Acorde Menor o intervalo de terça ( 3 notas) é menor (3m) – um semitom a menos. ... Te espero para a próxima aula.
Confira abaixo:
Repare que no acorde de DÓ MAIOR tocamos cinco notas (pois não tocamos a 6ª corda do violão). Dessas cinco notas duas se repetem, temos então apenas três notas distintas: DÓ, MI e SOL. Essas três notas juntas formam o acorde de DÓ MAIOR, e o nome dado ao acorde formado por três notas é TRÍADE.
Significado de Tríade substantivo feminino Conjunto de três pessoas ou coisas; trindade. [Música] Acorde composto por três sons. [Botânica] Nos vegetais, conjunto de três órgãos ou composto por quaisquer três outras estruturas.
Tônica: é a nota que dá o nome do acorde representada pela respectiva letra. Um acorde de Dó por exemplo, possui outras notas, mas é o Dó o som mais forte, por isso usamos a letra C para o acorde. No acorde de D (Ré) a tônica é Ré, no acorde de Bb (Sib) a tônica é Sib, e assim por diante.
Posicione o dedo anelar na décima segunda casa da quinta corda. Essa nota é um Lá enquanto que a primeira da pestana, na décima casa da sexta corda, é um Ré. Coloque o dedo mínimo na décima segunda casa da quarta corda. A nota correspondente será outro Ré.
Para formar os acordes contendo a 9ª acrescentada é muito simples: apenas adicione o nono grau ao seu acorde. No caso, normalmente usamos o 2º grau em vez do 9º apenas para facilitar a execução. Aqui no Brasil é mais comum encontrarmos cifras com 9ª do que “add2”.
Como fazer o C9 no violão:
Ele é formado pelas notas Dó, Mi, Sol, Si, que correspondem aos graus 1, 3, 5 e 7. Essa é a tétrade desse acorde, ou seja, as notas Dó, Mi, Sol, Si são as chamadas “notas de acorde” do C7M. ... Nesse caso, a nona seria chamada de “nota de tensão”, essa terminologia é muito utilizada em literaturas de teoria musical.
Para montar um acorde com sétima usaremos sempre a tríade do acorde que queremos transformar em acorde com sétima. No exemplo do acorde de C teremos as notas C – E – G formando sua tríade. Acrescentando a sétima nota ficaremos então com C – E – G – B que são as notas que formam o acorde de C7M.