O propionato de Cálcio é um conservante, bactericida e fungicida, usado como inibidor de mofo e rope em produtos de panificação. O propionato de Cálcio ajuda a prolongar a vida útil dos produtos em prateleira.
Utilizado na quantidade recomendada pela ANVISA, o propionato não causará alterações na cor, no volume ou no sabor dos alimentos.
Apesar de classificado como irritante em alguns lugares, esse conservante é considerado seguro e suave por conta de seu longo histórico de segurança e perfil não-tóxico. O Sorbato de Potássio é não-irritante e não-sensibilizante. Reações alérgicas são muito raras e ele é bem tolerado quando administrado internamete.
Salgadinhos com sabor de pizza, sorvete de morango, gelatina de limão. Todos esses alimentos acabam recebendo aditivos que funcionam para realçar seu sabor e aroma. Um dos aromatizantes mais famosos é o glutamato monossódico, capaz de intensificar o sabor de qualquer produto.
Desvantagens. Alguns conservantes estão sendo associados a doenças e distúrbios, como autismo e obesidade. Se conservantes são capazes de interferir e até matar bactérias e outros micro-organismos, o que eles poderão ser capazes de fazer dentro do organismo humano?
Aqui vai uma lista dos cinco piores:
Os aditivos para alimentos são substâncias não-nutritivas que melhoram a aparência, sabor, textura e o tempo de armazenamento de alimentos. Entre os males relacionados ao excesso de consumo, estão alergia, hiperatividade e câncer.
“Os corantes artificiais, quando consumidos com frequência, podem prejudicar a pele da pessoa, causando alergias, irritar a mucosa do estômago e causar problemas respiratórios. Esses aditivos também podem interferir no processo metabólico do organismo”, destaca a nutricionista Sabrina Lopes.
Sal. Tão banal nos dias que correm, o sal foi, provavelmente, o primeiro conservante natural dos alimentos. ... Acontece que, através de um processo chamado osmose, o sal consegue absorver toda a água presente nos microrganismos, tornando assim impossível o seu desenvolvimento e a sua sobrevivência.
O açúcar é um conservante natural para qualquer receita, e a pasta americana é excelente para manter o bolo mais macio e fresco por mais tempo. Pode prolongar a validade de um bolo em até 5 dias. Utilize a pasta americana como cobertura para decorar de modo personalizado seus bolos.
Sua utilização é bastante simples, bastando diluir a dosagem do produto em água filtrada e adicionar no final do processo de fabricação, lacrando o produto em seguida. É importante lembrar que o sorbato de potássio não deve ser adicionado em produtos com temperatura acima de 60°C, já que ele evapora se for aquecido.
É bom ter um nível de até 40% de umidade. Cubra os alimentos: Use capas ou filmes plástico para não deixar seus alimentos expostos e, assim, você os protegerá dos esporos. Verifique os sucos industrializados: Verifique se a data de validade está em dia e certifique-se de não comprar aqueles com embalagens amassadas.
Quando podemos ver o mofo no alimento é sinal de que a colônia de fungos já está bem desenvolvida, ou seja, todo o alimento pode estar contaminado por toxinas. Os fungos mais perigosos são encontrados em grãos, frutas frescas e sucos de uva, mas outros alimentos como bolos, pães e doces apresentam riscos.
Pode ser aplicado em pães, bolos, e na panificação em geral. Não deve ser utilizado em produtos com restrição de açúcar ou em doces e chocolates. É aplicado durante a preparação, sendo a proporção indicada: 1 colher (chá) para 1 kg de farinha de trigo. Diluir o Antimofo MIX no líquido da preparação.
Como evitar que seu pão mofe?
Resposta do Portal Cursos CPT O que causa o mofo no pão, além da umidade dos produtos, o fatiamento do mesmo, o empacotamento do produto ainda quente e, ou, o armazenamento em ambiente úmido e com temperatura elevada são os fatores que favorecem o desenvolvimento dos fungos.
O antimofo líquido Conserv White é um produto usado no combate a mofos e que efetivamente impede o desenvolvimento de fungos e certas bactérias na superfície de pães, massas, salgados, bolos, doces, entre outros produtos de alimentação.
Esse problema (o mofo) acontece por ter motivos: Forneamento muito rápido - quando resta muita umidade no miolo do pão facilitando o desenvolvimento do mofo; ... Armazenamento - deve - se respeitar o ambiente ideal de armazenamento de cada produto, assim dificultamos o desenvolvimento do mofo.
É nela que as substâncias nocivas são produzidas, as chamadas de micotoxinas, e variam de acordo com a espécie do fungo. O correto é jogar o alimento no lixo. Ingerir um alimento com bolor pode causar diarreia, alergias respiratórias, intoxicação alimentar e até câncer.
Rhizopus stolonifer
O mofo cresce no pão de forma em dois a sete dias, dependendo das condições ambientais e ingredientes do pão. Esse alimento é melhor utilizado imediatamente ou congelado.