Por definição, a condromalácia significa amolecimento da cartilagem do osso denominado patela. Este osso fica bem na frente do joelho e é conhecido popularmente como a “bolacha do joelho”. O nome condromalácia vem da aglutinação de chondros (cartilagem) e malacea (amolecimento) do latim.
Os sintomas mais comuns de uma fratura da patela são dor e inchaço na frente do joelho. Outros sintomas podem incluir: Hematomas. Incapacidade de endireitar o joelho ou mantê-lo estendido.
A maioria das fraturas do joelho requer tratamento cirúrgico, que consiste no reposicionamento dos fragmentos do osso fraturado e fixação destes com implantes metálicos, que podem ser placas, parafusos, pinos, hastes, entre outros.
Tudo depende da natureza do seu trabalho. Quem não trabalha com esforço físico pode voltar às suas atividades em 15 dias. Fazer a cirugia em um ou nos dois joelhos depende do seu médico.
O tempo total de recuperação de uma lesão de menisco varia muito com a causa do problema, sua gravidade e estado de saúde geral do indivíduo. Normalmente, porém, todas as capacidades de movimento e locomoção são restauradas em até quatro a seis meses do pós-cirúrgico, dependendo da técnica utilizada na cirurgia.
A retirada desses pontos deve ser realizada por um profissional de saúde após a cicatrização correta da pele, o que ocorre geralmente entre 7 a 10 dias, não sendo recomendada a retirada antes do 7º dia.
Você pode tomar banho no dia seguinte à cirurgia, deixando a água correr sobre o joelho operado. Não friccione com sabonete e bucha por 3-4 semanas. Em alguns casos é solicitado por nossa equipe o uso de imobilizador de joelho.
O gelo deve ser aplicado sobre o joelho, logo acima da patela (rótula). Sob nenhuma hipótese faça compressas de gelo na parte de trás do joelho. O curativo da Artroscopia pode ser lavado com água e sabonete durante o banho e você pode trocar diariamente o curativo (band-aid), até que haja total cicatrização.