Pamoato de Pirvínio é um medicamento com ação vermífuga indicado para o tratamento da oxiuríase (enterobíase), infecção parasitária ocasionada pelo Enterobius vermicularis.
O tratamento com Pamoato de Pirvínio pode ocasionar coloração vermelha nas fezes, pois o pamoato de pirvínio é um corante derivado das cianinas, praticamente não absorvido pelo trato gastrointestinal e sendo eliminado nas fezes, promovendo alteração da coloração característica do bolo fecal, contudo sem relevância clínica.
Entre eles, um que é muito indicado pelos médicos especialistas, possuindo uma ação muito efetiva, é o medicamento Pyverm. Hoje, nesse artigo, iremos abordar informações essenciais presentes em sua bula.
A utilização de Pyr-pam suspensão em doentes diabéticos deve ser feita com cuidado, uma vez que contém na sua fórmula açúcar. Devem ser feitos regularmente análises para avaliar a presença do parasita após toma do medicamento. A utilização de laxantes ou emolientes deve ser evitada durante tratamento, pois podem alterar a eficácia do anti-parasitário.
Todas as informações contidas neste site têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas ao tratamento de pacientes devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características particulares de cada pessoa.
O embonato de pirvínio possui uma ação principalmente de fazer o combate ao parasita, principalmente por impedir a utilização de carboidratos exógenos dele dentro do organismo, acabando com as reservas endógenas da substância e levando o invasor a morte.
A dose recomendada é de 1 drágea para cada 10 kg de peso corporal para adultos e crianças acima de 12 anos de idade. A dose deve ser administrada em toma única e não deve exceder os 600 mg, equivalente a 6 drágeas, mesmo que o peso corporal seja superior a 60 kg.
Os estudos indicam que a porcentagem de cura da enterobiose varia de 60 a 98% quando administrada dose única de pamoato de pirvínio. Entretanto, o ciclo do parasita pode ser maior do que 40 dias e a sensibilidade do Enterobius vermicularis a diferentes fármacos depende do estágio de desenvolvimento. O número de parasitas contribui para prolongar o tempo de infestação. Isso explica a reincidência de casos positivos, em geral, após duas semanas. Portanto, é recomendável, a repetição do tratamento após duas semanas.1,2,3
O conteúdo desta bula foi extraído manualmente da bula original, sob supervisão técnica da farmacêutica responsável: Rafaela Sarturi Sitiniki (CRF-PR 37364). Consulte a bula original. Última atualização: 25 de Outubro de 2023
>>>Pamoato de Pirvínio >>(ORAL) (nome genérico)> (substância ativa). Informações sobre posologia, indicações, contra-indicações, efeitos colaterais/adversos, interações medicamentosas e formas de administração.
>>O pamoato de pirvínio é anti-helmíntico>.
>>Verminose por >Enterobius> >vermiculares>>: enterobíase> (oxiuríase>).
>>O pamoato de pirvínio age localmente como anti-helmíntico; praticamente não é absorvido.
>>•> >>>>Em dose única, pela manhã, com algum alimento.
>>•> >>>>A suspensão pode ser tomada pura ou misturada com suco de frutas.
>>5 a 10 mg por kg de peso corporal. Não ultrapassar a dose total de 600 mg. Repetir a medicação após 2 ou 3 semanas.
>>Classificação não disponibilizada; problemas não documentados; o produto não é absorvido.
>>Não se sabe se >o pamoato de pirvínio>> >>é excretado no leite; problemas não documentados.
>>GASTRINTESTINAL: cólica; diarreia; náusea; vômito.
>>DERMATOLÓGICA: sensibilidade à luz.
>>•> >>>>Não se expor durante muito tempo à luz do sol ou aos raios ultravioleta.
>>•> >>>>O produto tinge as fezes de vermelho.
Farmacêutica responsável: Rafaela Sarturi Sitiniki (CRF-PR 37364) | Drogarias On Line Agência de Farmácias LTDA | Consulta Remédios | CNPJ/MF 08.434.085/0001-28 | Rua Desembargador Vieira Cavalcanti, 721. Mercês. Curitiba. Paraná. Brasil. CEP 80510-342.
Em função da pandemia do Coronavírus informamos que não estaremos prestando atendimento telefônico temporariamente. Permanecemos com suporte aos nossos inscritos através do e-mail [email protected].
Em função da pandemia do Coronavírus informamos que não estaremos prestando atendimento telefônico temporariamente. Permanecemos com suporte aos nossos inscritos através do e-mail [email protected].
Não foram relatadas interações medicamentosas com o pamoato de pirvínio, no entanto, o medicamento não deve ser administrado concomitantemente com estimulante da motilidade gastrintestinal, laxativos, catárticos e emolientes por diminuir o tempo de permanência do pamoato de pirvínio no organismo e interferir com a ação antiparasitária do fármaco.
A utilização do medicamento é via oral. É recomendado agitar bastante o frasco antes da ingestão. A posologia recomendada abaixo, tanto para crianças, como para adultos, deve ser ingerida em uma tomada única, sendo tudo de uma única vez, para uma ação totalmente efetiva.
Geralmente, o Pyr-Pam é bem tolerado, no entanto podem ocorrer alguns efeitos colaterais como reações de hipersensibilidade, náusea, vômito, cólicas abdominais, diarreia ou descoloração das fezes. Após seu uso, as fezes podem apresentar-se avermelhadas, mas sem significado clínico.
O Pyr-Pam pode ser comprado em farmácias, mediante apresentação de receita médica, e deve ser usado conforme orientação médica após análise dos sinais e sintomas de oxiuríase apresentados. Saiba identificar os sintomas causados pela presença de oxiúrus.
Não se observou qualquer alteração significativa nos hemogramas, provas de labilidade plasmática, transaminases, bilirrubina, fosfatase alcalina, uréia e creatinina e nos exames de urina prévios e posteriores ao tratamento.
O Tua Saúde, marca do Grupo Rede D'Or, é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar. Também facilitamos o acesso ao atendimento médico personalizado. As informações publicadas não devem ser utilizadas como substituto ao diagnóstico ou tratamento especializado, e não dispensam a consulta com um médico.
Este remédio promove a morte do parasita ao agir diretamente nas reservas internas, o que faz com que não sobrevivam e sejam eliminados. Além disso, como o pamoato de pirvínio não é absorvido pelo trato gastrointestinal, fica em contato direto com o parasita por um longo tempo, o que torna o tratamento com esse medicamento eficaz.