Resposta. A água é considerado o solvente universal pois consegue dissolver muitas substâncias que são essenciais para a vida no planeta. Sem esse solvente muitos animais e plantas poderiam vir a desaparecer por dependerem de tais substâncias.
Isso acontece porque a água é capaz de absorver o calor do papel. ... Calor específico: é a quantidade de calor necessária para alterar em 1°C a temperatura. A água possui um elevado calor específico, ou seja, é necessário fornecer ou retirar uma grande quantidade de calor para alterar a sua temperatura.
A água como regulador térmico Durante o dia, a água absorve parte do calor do Sol e o conserva até a noite. Quando o Sol está iluminando o outro lado do planeta, essa água já começa a devolver o calor absorvido ao ambiente. Ela funciona, assim, como reguladora térmica.
A vida depende da água pois ela atua na maior parte dos organismos vivos como elemento de transporte, diluição e, dentre outras coisas, solvente. Um ser humano apresenta, em média, 70% de água em seu corpo. ... Podemos utilizar a água para higienização, hidratação, produção agrícola, pecuária e industrial, por exemplo.
Água contaminada. Que disser que ela contem várias outras substâncias químicas que não compõe o H²O, podendo ser por vários tipos de microrganismos especialmente os patogênicos como E. coli proveniente de fezes, também podendo conter substâncias ácidas ou metálicas despejadas por industrias. Por quê não beber.
Entretanto, nem todas as áreas poluídas possuem organismos patogênicos. Chamamos de água poluída aquela que possui modificações em suas características físicas e químicas. ... Quando a água possui organismos causadores de doença ou substâncias que podem trazer problemas de saúde, dizemos que ela está contaminada.
Há vários tipos e categorias de poluição da água. ... A poluição da água é a contaminação dos corpos d'água por elementos físicos, químicos e biológicos que podem ser nocivos ou prejudiciais aos organismos, plantas e à atividade humana. É uma questão muito séria, já que a água é essencial para a vida humana.
* 1 ponto. Toda a água poluída está contaminada; Toda a água contaminada está poluída; ... O petróleo, quando lançado nas águas oceânicas, não representa problemas para a vida marinha.
Conheça as principais doenças que podem ser transmitidas pela água.
As etapas do tratamento da água. A água que chega potável nas casas dos consumidores pode ser captada em rios, reservatórios, represas ou em outros modelos de armazenamento. ... Ao chegar nos tanques de tranquilização, o primeiro grande reservatório das estações, a água passa por grades que retiram as sujeiras maiores.
O principal processo para obtenção de água limpa para consumo envolve a filtração. Mas também podem ser adotados outros processos de limpeza da água, como a destilação. A filtração ocorre com o uso de um recipiente para a remoção de impurezas que possam estar presentes na água.
Sendo assim, podemos concluir que toda água contaminada é poluída, mas nem toda água poluída está contaminada. ... A contaminação da água pode ocorrer de várias maneiras, destacando-se a poluição por esgoto, metais pesados, agrotóxicos e fertilizantes.
Captação > Floculação > Decantação > Filtração Esse é o processo de Floculação, no qual a água é movimentada, fazendo com que as impurezas se aglutinem ainda mais. Na fase de decantação, as impurezas aglutinadas afundam e permanecem no fundo do tanque, separando-se da água.
As principais fontes potenciais de contaminação das águas subterrâneas são: os lixões; aterros mal operados; acidentes com substâncias tóxicas; atividades inadequadas de armazenamento, manuseio e descarte de matérias primas, produtos, efluentes e resíduos em atividades industriais, como indústrias químicas, ...
Os principais responsáveis pela contaminação da água de nosso planeta são: - a falta de saneamento básico e o lançamento de esgoto doméstico in natura; - a descarga de dejetos industriais sem o devido tratamento; - a contaminação por produtos químicos provenientes de atividades agrícolas.
Entre os principais fatores que levam a contaminação de rios e mares está o esgoto doméstico, petróleo, metais pesados e o lixo. Sendo que o homem é o maior responsável pela emissão desses poluentes, que provocam a degradação física e química do ambiente.