EQST

Por Que Para Scrates Havia Homens Que Praticavam O Mal?

Por que para Sócrates havia homens que praticavam o mal?

Para Sócrates os homens deveriam assumir a sua participação nos acontecimentos e não mais atribuírem tudo aos deuses. Sócrates foi então acusado de corromper a juventude e condenado à morte. Sua pena foi a ingestão de um veneno chamado cicuta.

Quais eram as principais características da abordagem educacional da escola socrática?

Valendo-se da Ironia e da Maiêutica – princípios fundamentais em todo o pensamento socrático – estimulava seus interlocutores a exporem e defenderem suas opiniões para então despojá-los de toda ilusão de saber e extrair o conhecimento verdadeiro.

Quais as ideias principais do pensamento de Platão e o que elas podem nos ensinar?

Platão foi considerado um dos principais pensadores do período antropológico da filosofia grega. ... Ele fundou um pensamento metafísico próprio, relegando à questão do “ser” e das “essências” o princípio e a chave para se ter qualquer tipo de conhecimento acerca do mundo.

Qual é o papel do Estado na formação do cidadão segundo Platão?

Para Platão, o Estado deve ser composto por cidadãos virtuosos. Destacando sempre que o bom governo é aquele que governa para o povo e não para si, tendo sempre em vista propiciar meios que leve os cidadãos ao bem em si.

Qual a finalidade do Estado para Platão?

Explicação: O Estado de Platão. É no Estado, ou seja, no consórcio político dos homens, que, segundo Platão, podem realizar-se as supremas exigências da vida moral. ... Em duas de suas obras, República e Leis, pondera Platão que só se chegará ao bem comum quando a política tiver como finalidade a justiça.

Por que para Platão e o filósofo quem deve reger a cidade?

Os filósofos, seriam portanto, aqueles que regeriam a cidade, definindo suas regras e leis. Isso porque, Platão acreditava que somente aqueles que detinham o máximo conhecimento poderiam cuidar de uma sociedade, entendendo que o conhecimento é o elemento crucial para o crescimento dos povos.

Por que é necessário definir a Justiça para pensar uma cidade ideal?

Resposta. cidade ideal para Platão é onde haveria a tão sonhada justiça, essa cidade era fundamentada na divisão do trabalho. Pra ele, uma cidade só poderia existir se cada homem cumprisse suas funções, então ele dividiu os homens em três classificações: a dos artesãos, a dos guerreiros e a dos filósofos.

Por que segundo Platão o filósofo precisa ser rei?

Para Platão o rei deveria tornar-se filósofo. Ele, que acreditava no mundo das ideias, defendia a existência de um rei-filósofo porque este, tendo contemplado a verdade (ἀλήθεια – alétheia, no grego), possuiria, por isso, a capacidade de melhor conduzir a cidade.