Os feromônios são substâncias químicas usadas na comunicação entre indivíduos da mesma espécie. Feromônios são substâncias químicas secretadas por um indivíduo e que permitem a sua comunicação com outros indivíduos da mesma espécie.
Como reduzir o estresse em gatos
Gatos demonstram estresse de várias maneiras. Eles podem ter problemas de pele, de bexiga e/ou gastrointestinais. Eles também podem urinar fora da caixa sanitária, vocalizar excessivamente com rosnados ou chiados, agir agressivamente com pessoas ou outros animais, ou limpar-se obsessivamente.
Apesar de se adaptarem melhor que outros pets em ambientes pequenos, os felinos também precisam gastar sua energia. Como os gatos não gostam de sair para passear em coleira, cabe ao tutor encontrar soluções para acalmar um gato agitado. Brincadeiras e exercícios são essenciais para uma boa qualidade de vida.
Por isso, a Petz reuniu 10 formas de demonstração de carinho dos gatos.
Os 10 sinais inquestionáveis de que o seu gato é o mais feliz do mundo
Como saber se meu gato confia em mim
Uma pergunta muito frequente é por que os gatos mordem e lambem, a resposta é que alguns gatos mordem logo após lambidas como sinal de aviso para que você pare de lhe fazer carinho. Outros, fazem isso como forma de afeto e outros ainda o fazem como uma forma de grooming, ou seja, porque estão cuidando de você.
O medo costuma ser um forte motivo para que ocorra a mordida de gato. Quando os felinos se sentem em perigo, morder se torna uma defesa contra a ameaça. Situações estressantes, como tomar banho ou vacina, por exemplo, também podem ser um gatilho.
Mas por que os gatos ronronam? Normalmente, o “barulho de motorzinho” como é conhecido popularmente está relacionado a momentos de prazer ou situações que os deixam confortáveis. Quando o gatinho repousa em seu colo e começa a ronronar, ele está demonstrando o quão feliz está e o quanto gosta de você.
laringe
Tudo começa no cérebro do gatinho, um sinal neurológico é enviado repetitivamente para os músculos da laringe do felino, levando-os a se contrair a uma taxa de 25 a 150 vibrações por segundo. Assim, quando o gatinho respira, o ar que passa por suas cordas vocais produz o reconfortante som de ronronar.
O ronronar está presente na vida dos felinos desde a gestação, quando as fêmeas emitem o som durante o parto e os filhotes começam no segundo dia de vida, incluindo a hora da amamentação, quando um faz em resposta ao outro. O veterinário explica que os gatos também ronronam quando estão com dor e até antes de morrerem.