Para calcular a idade gestacional basta verificar quantos dias que se passaram desde a última menstruação e dividir por 7. O resultado é o número de semanas da gravidez e o resto da divisão é o número de dias passados na última semana.
Esta regra estima a data provável do parto (DPP) a partir do primeiro dia do último período menstrual da mulher (data da última menstruação - DUM). Deve-se subtrair três meses e adicionar sete dias à DUM, ajustando o ano. O resultado é de aproximadamente 280 dias (40 semanas) após a DUM.
Como fazer o cálculo com a data provável do parto? A data provável do parto (DPP) é o dia em que a grávida completa 40 semanas.
É medida desde a sínfise púbica (osso da púbis) até o o topo do útero. Após 20 semanas de gravidez, a medida da altura uterina frequentemente coincide com o número de semanas de gestação. Por exemplo, se você está grávida de 27 semanas, seu médico espera que sua altura do fundo seja de aproximadamente 27 centímetros.
Sim, caso a mulher não saiba a data da última menstruação ou tenha ciclos irregulares, calcula-se o tempo de gravidez pela ultrassonografia (USG). A forma de conta é a mesma, soma-se a quantidade de dias que se passaram da data da ultrassonografia até hoje (dia em que se quer a idade gestacional) e divide-se por 7.
Em geral, a saliência mais visível aparece entre a 16ª e a 20ª semana, que equivalem ao quarto e ao quinto mês de gestação. No oitavo mês a barriga chega à altura máxima, podendo reduzir de tamanho no nono mês, com a descida e o encaixe do bebê na pelve materna, como preparação para o nascimento.
O tamanho da barriga é semelhante ao de uma bola de basquetebol e pode encontrá-lo cerca de 4 centímetros acima do umbigo. Até ao final do mês, continuará a crescer para cima, atingindo os 6,5 centímetros acima do umbigo.
Com 1 mês de gestação a barriga fica quase que imperceptível indicando gravidez. Um leve inchaço no pé da barriga pode ser sentido pela gestante, mas nada que possa confirmar a gestação.
Alongamento dos músculos do abdômen Isso geralmente acontece por volta das 7 ou 8 semanas de gestação e, nessa fase, é normal que a mulher perceba que a parte de baixo do umbigo, também conhecida popularmente como 'pé da barriga', está mais inchada e mais dura do que antes de engravidar.
Além de um sangramento leve, a gravidez inicial também pode causar algum desconforto na parte inferior do abdômen (pé da barriga) ou uma sensação de inchaço abdominal, parecendo-se muito com os sintomas pré-menstruais.
Normalmente, a barriga só passa a ser perceptível entre a 20ª e 25ª semana, ou seja, lá para o quinto, sexto mês. Mas claro, se for uma gravidez de gêmeos, ela pode aparecer antes. “Nos primeiros três meses, o útero cresce no máximo 12 centímetros (seu tamanho original é sete) e é comum ficar imperceptível.
Sintomas Comuns No Terceiro Mês de Gravidez
Mau humor e um vermelhão no rosto. Dores-de-cabeça, tonturas leves e palpitações também são comuns nessa fase, porque o volume de sangue no corpo aumenta até o fim da gestação, ele será 50% maior. Como esses sintomas também podem ser sinais de doenças, é sempre bom conversar com o médico.
Peso do bebê com 3 meses
Para bebês entre 3 e 6 meses de idade Durante essa fase, os bebês consomem cerca de 114 a 170 ml cada vez que se alimentam. É provável que os períodos de sono à noite sejam prolongados, alguns bebês inclusive dormem a noite toda.
Tabela de Crescimento do Bebê