Predominante no hemisfério norte, especialmente no Canadá, Groenlândia, Alasca (território dos Estados Unidos), Noruega, Suécia, Finlândia, Sibéria (na Rússia) e Japão, a floresta boreal é um bioma constituído pela taiga — também chamada de conífera.
Há a presença de savanas na América do Sul, África, Oceania e Ásia. A savana é considerada o quarto maior bioma mundial em área, com cerca de 15 milhões de km2, que correspondem a cerca de 33% da superfície continental da Terra, 40% da faixa tropical e abriga 20% da população mundial.
A floresta Boreal ocupa uma grande faixa de terra ao norte do planeta e sua vegetação é composta por coníferas, plantas extremamente resistentes ao clima rigoroso da região, onde a temperatura oscila entre -54º e 21 °C.
A utilidade da vegetação na alimentação consiste no fato de que cada vez mais espécies vegetais têm sido cultivadas para promover a alimentação humana, a exemplo do milho, macaxeira, amendoim, caju, babaçu e outros.
A vegetação pode ser utilizada como venda de produtos de jardinagem, ou para a confecção de produtos para as casas, de enfeite, ou até mesmo chapéus, como os chapéus de palha que nós conhecemos e utilizamos em diversas ocasiões.
O uso de plantas medicinais para curar e prevenir doenças é uma prática milenar, provavelmente utilizada pelo homem desde a Idade da Pedra.
Os vegetais podem ser utilizados de muitas formas, desde o reaproveitamento de cascas e serragem para a fabricação de blocos ou tijolos, ou no emprego da madeira, sendo ela tradicional ou não, na construção de estruturas inteiras.
Os alimentos de origem vegetal, como o nome indica, são provenientes de tubérculos, raízes, folhas, flores, frutos e caules. Eles são opções saudáveis para a saúde pois contêm vitaminas, proteínas, carboidratos, gorduras e minerais. Os vegetais podem ser consumidos frescos, cozidos ou assados.