Palmeira nativa do Brasil pode atingir até vinte e cinco metros de altura. Suas longas folhas espiraladas são utilizadas como cobertura de casas e também como forragem para os animais em épocas de seca.
O jerivá (Syagrus romanzoffiana), também chamado baba-de-boi, coco-catarro, coqueiro, coqueiro-jerivá, coquinho-de-cachorro, coquinho-meleca, jeribá, coqueiro-pindoba, coco-juvena, coqueiro-pindó, gerivá, juruvá, jiruvá, jurubá, é uma palmeira nativa da Mata Atlântica, no Brasil, podendo ser encontrada também em seus ...
Ela ajuda a melhorar a qualidade do solo, serve de abrigo para muito animais e seus frutos alimentam aves, mamíferos e insetos. Também representa importante fonte de renda para as populações tradicionais do Cerrado que praticam o extrativismo sustentável.
O coquinho azedo (nome científico: Butia capitata) é uma palmeira de tamanho médio que ocorre no Cerrado dos estados da Bahia, Goiás e Minas Gerais. Também é conhecido como coquinho, coco-cabeçudo ou butiá. Sua copa é coberta por folhas verde-acinzentadas que, à luz do sol, lhe confere um brilho particular.
É costume no Norte comer os coquinhos cozidos em água e sal, no café da manhã, como o aipim. Ficam com consistência de castanha portuguesa ou batata doce, só que mais firme, por isto são usados também para purês, cremes, inhoques, tortas. De sabor, fica entre milho e pinhão.
NA CASCA DA SEMENTE. E PLANTAR Só A AMêNDOA DO COqUINhO. TOMAR MUITO CUIDA- DO PARA NãO FERIR A AMêNDOA NA hORA DE ABRIR A CASCA, POIS PODE PREJUDICAR A gERMINAçãO. Outra opção para aumentar a quantidade de plan- tas é semear o coquinho azedo no local de coleta, colocando várias sementes no mesmo buraco no solo.
Significado de Jerivá substantivo masculino [Botânica] Planta da família das Palmáceas (Coccos romanzoffiana), frequente nas matas sul-brasileiras, que produz frutinhos amarelos, comestíveis; jerivazeiro, baba-de-boi, coco-de-cachorro, coqueiro-do-rio-grande, palmito-amargoso.
Para fazer o suco e só bater a polpa no liquidificador com um pouco de água, até virar um caldo grosso e encorpado (se quiser, essa polpa pode ser congelada). Em seguida, coa-se e bate-se, novamente, no liquidificador acrescentando água gelada e açúcar (opcional e a gosto).
Semear em composto preparado com 40% de adubo da floresta ou folhas decompostas, 30% de areia e 30% de terra de superfície. As sementes germinam melhor se cobertas com 3 cm de substrato, o aparecimento das primeiras folhas se inicia aos 80 dias, ocorrendo paulatinamente até os 200 dias depois.
Mudas: O Jerivá é propagado normalmente por sementes que devem ser colhidas e limpas, retirando toda a polpa e a fibra envolvente, pois estas têm inibidores de germinação. Semear em composto preparado com 40% de adubo da floresta ou folhas decompostas, 30% de areia e 30% de terra de superfície.
A Areca bambu prefere o substrato úmido, mas sem estar encharcado. Uma forma para manter a planta viçosa é borrifar água em sua folhagem. Se estiver em dúvidas se deve regar a Areca, faça o teste do indicador. Coloque o dedo no interior da terra do vaso, indo profundamente.
Como fazer mudas da areca Colocar a semente de forma a ter sua ponta para cima. Manter a umidade do substrato e em cultivo protegido. A germinação costuma ocorrer em torno de 10 semanas.
Phoenix Roebilinii – Como fazer uma produção comercial?
O solo deve estar sempre úmido, mas sem ficar encharcado. Se a palmeira fênix for colocada em ambientes internos, deve ficar em um lugar com boa iluminação ou à meia sombra e, em áreas externas, coloque-a em frente ao sol, pois isso faz com que elas cresçam bem fortes e bem resistentes.
Antes de semear é preciso retirar a polpa. Deixa-se em imersão de água à temperatura ambiente por 24 horas. Após a limpeza da polpa, lavar em água corrente, deixando secar à sombra por mais um dia. Proceder à escarificação e semear.
No lugar que você vai fazer a sementeira, colocar tábuas em toda a volta. Pode para fazer a sementeira com 1.
300.
As sementes devem ser imersas em solução de hipoclorito de sódio a 2,5% durante 24 horas, um processo de fermentação. Neste período, eliminam-se as sementes que flutuam, pois provavelmente não germinarão. Em seguida, lava-se as sementes para a remoção total da polpa e elas são secas por até 24 horas.
Muda: Se faz a partir da retirada dos coquinhos que ficam envolvidos pela polpa do butiá. Reserve-os por uma a duas semanas, até ficarem secos completamente. Em seguida, coloque-os no congelador por mais uma semana, para que a baixa temperatura promova a germinação dos coquinhos.
O produtor também precisa estar atento para a época de colheita do butiá, ela deve ser realizada quando o fruto começa a mudar de cor e inicia a soltura do cacho, geralmente essa etapa corre entre dezembro a fevereiro, mas mudanças climáticas, como a chuva, neste ano, afetaram a maturação do fruto.
Então, as sementes são enterradas em vermiculita esterilizada em bandejas e mantidas em câmara de geminação com 95 ± 5% de umidade relativa e temperatura de 30 ± 2 °C constantes. A taxa média de germinação obtida com esse processo é de 60% em até 3 meses de exposição das sementes ao ambiente de germinação.
A polpa e a casca passam por um processo de cozimento e prensagem, obtendo-se o óleo bruto de polpa e a fibra. Já os caroços têm o endocarpo e a amêndoa separados. A amêndoa passa por prensagem para retirada do óleo, sobrando a torta.
A macaúba (nome científico Acrocomia aculeata) é uma palmeira que alcança até 25 metros de altura e possui espinhos longos e pontiagudos. Ela pode ser encontrada em quase todo o Brasil e por isso é também conhecida por outros nomes, como bocaiúva, macaiba, coco-baboso e coco-de-espinho.