Isso ocorre devido ao fato de cada filamento de DNA ser composto por uma sequência de bases nitrogenadas. De forma que a adenina se liga com a timina e a guanina se liga com a citosina, não sendo possível a ocorrência de continuidade nos dois filamentos, causando uma variação entre eles.
O DNA (ácido desoxirribonucleico) é um tipo de ácido nucleico relacionado com o armazenamento e transmissão das informações genéticas. O DNA (ácido desoxirribonucleico) é um tipo de ácido nucleico que possui destaque por armazenar a informação genética da grande maioria dos seres vivos.
RNA (ribonucleic acid) é uma sigla em inglês que significa ácido ribonucleico.
O RNA é uma molécula formada por ribonucleotídeos, isto é, nucleotídeos constituídos por um grupo fosfato, uma ribose e uma base nitrogenada, que pode ser adenina, guanina, citosina ou uracila. Cada ribonucleotídeo é ligado entre si por ligações fosfodiéster, formando uma fita simples.
O RNAr é responsável pela catalização do processo de síntese proteica, atuando aqui como uma ribozima (enzimas de ácidos nucleicos). A associação de ribossomos a uma molécula de RNAm forma os polirribossomos.