A principal forma de tirar as pessoas da situação de vulnerabilidade social é investindo em educação. Por meio dela, é possível apresentar novos horizontes e a oportunidade de transformação de vidas.
Ela se dá a partir do crescimento da camada financeira mais rica, que detém a maior parte do capital, e, se sobrepõe em relação a parcela mais pobre, que geralmente ocupa os cargos básicos do mercado de trabalho.
Vulnerabilidade social como o resultado negativo da relação entre a disponibilidade dos recursos materiais ou simbólicos dos1 atores, sejam eles indivíduos ou grupos, e o acesso à estrutura de oportunidades sociais econômicas culturais que provêm do Estado, do mercado e da sociedade.
Para esses autores, vulnerabilidade seria um conceito dinâmico, relacionado ao declínio dos níveis de bem-estar após um choque macroeconômico, enquanto que a pobreza é definida pelo Banco Mundial, como uma situação de acentuada privação de bem-estar (incluindo não apenas a privação material, medida em termos de renda ...
Vulnerabilidade é definida como algo incerto, arriscado e que te expõe emocionalmente. Mas, na verdade, ela é positiva. É dela que nascem emoções importantes que vivenciamos como humanos, como o amor. Isso é a base para se ter coragem.
Para demonstrar vulnerabilidade, você vai precisar de disposição e coragem para se expressar de forma autêntica e franca, fazer coisas sem garantia, correr riscos e deixar em segundo plano o medo de críticas e da reação dos outros.
Ser vulnerável te permite viver mais e melhor Ao permitirmos que a vulnerabilidade ganhe espaço em nossas vidas, consequentemente estamos vivendo mais intensamente diferentes experiências. As incertezas e medos que enfrentamos geram certo desconforto.
Evitar ou fingir que algo não existe, não faz com que ele suma, no entanto, falar sobre isso faz você enxergar a situação com clareza para saber como lidar. Se você verbalizar isso, seja escrito ou falado, você dará forma a esse sentimento e assim ficará mais fácil de tira-lo da sua cabeça, de carrega-lo com você.
Ser vulnerável não significa se tornar um escravo dos outros. As pessoas que deixam à mostra suas emoções cativam mais os outros do que aquelas que ocultam seus sentimentos e não permitem que o significado mais profundo de qualquer situação ou relacionamento seja sentido.