Aparelhos auditivos são dispositivos eletrônicos utilizados dentro ou atrás da orelha. Eles têm a função de emitir sons mais altos para que pessoas com perda auditiva possam ouvir, se comunicarem e participarem ativamente de atividades cotidianas.
Antes de comprar um aparelho auditivo, fale com o seu audiologista/fonoaudiólogo estas importantes questões:
Phonak Naída™
O tratamento para a perda auditiva depende da sua causa e é sempre indicado pelo otorrinolaringologista, podendo ser recomendado fazer lavagem ao ouvido, quando tem excesso de cera, tomar antibióticos em caso de otites ou colocar um aparelho auditivo para recuperar parte da audição perdida, por exemplo.
Tecnologia: Todos os aparelhos auditivos têm uma tecnologia básica de processamento de som, mas alguns possuem tecnologias mais avançadas do que outros. Os mais caros têm as últimas novidades em tecnologia de redução de ruído, conectividade sem fio, etc. Portanto, são logicamente mais caros que os modelos básicos.
Mas você sabe quando tempo dura um aparelho auditivo? Não há um tempo específico. A vida útil do equipamento depende do tipo e modelo, além do estilo de vida e dos cuidados adotados pelo usuário. Em média, a prótese auditiva costuma durar de três a cinco anos.
O uso de aparelhos auditivos é indicado para pessoas que tenham casos de desgaste do sistema auditivo ou deficiência auditiva diagnosticada por um otorrinolaringologista. Esse diagnóstico, quando feito por um especialista, costuma apresentar poucas falhas e condizem com a situação real e apresentada pelo paciente.
O aparelho auditivo deve ser manipulado com cuidado, pois é um dispositivo frágil, que pode avariar facilmente e, por isso, é importante retirar o aparelho sempre que for tomar banho, praticar exercícios físicos ou dormir.
Este vai determinar a causa específica da sua deficiência auditiva e indicar (receitar) um aparelho auditivo. O otorrinolaringologista também esclarecerá as causas médicas da deficiência auditiva e poderá recomendar tratamentos adequados.
O fonoaudiólogo é o profissional da saúde auditiva, e é treinado de maneira especial e exclusiva no tratamento da audição e do equilíbrio.
Chamamos de otorrinolaringologia o ramo da medicina que cuida das seguintes áreas: nariz, seios da face, garganta e ouvidos. Além disso, o médico capacitado em otorrino, como a otorrinolaringologia também é chamada — e como o próprio especialista também costuma ser chamado —, cuida da cabeça e do pescoço como um todo.
O uso do fone de ouvido pode causar malefícios em situações abusivas, tais como: manter tempo superior ao recomendado, aumentar o volume em ambientes muito barulhentos, utilizar durante o sono etc. E nesses casos, a lesão auditiva pode se desenvolver.
O mais importante. Os fones de ouvido à prova d'água são ideais para nadar ou para a prática de qualquer outro esporte aquático. Entretanto, esse não é seu único uso. Também pode ser utilizado no chuveiro, na sauna, na banheira, entre outros lugares.