O tiro de 7 metros é a infração máxima do jogo de handebol. Ela se assemelha ao pênalti do futebol e futsal, e ao lance livre do basquetebol. Para ser assinalado um tiro de 7 metros o árbitro deve, em seu julgamento, entender que a falta assinalada ocorreu em um momento claro de gol da equipe que ataca.
O tiro de sete metros deverá ser executado pelo jogador em até seis segundos. Após o apito do árbitro, o jogador não poderá bater a bola no chão. Se o fizer, o tiro será considerado cobrado. Os jogadores da equipe adversária poderão ultrapassar a linha de tiro livre até que o tiro de sete metros seja cobrado.
O tiro de 7 metros deve ser executado como um arremesso ao gol, dentro de três segundos após o apito de autorização do árbitro. ... Após a cobrança, a bola só poderá ser tocada novamente pelo jogador e/ou time cobrador depois de ter sido tocada por um jogador adversário ou de ter tocado a baliza.
A execução deve, em regra, ser especifica. A execução deve ser liquida e certa, evitando as execuções “genéricas”. A execução é disponível, ou seja, pode haver renuncia de direito e transação. A execução deve ser útil para o exequente e não servir como meio de molestar o executado (arts.
O tiro de 7 metros deve ser arremessado sem barreira ou impedimentos, estando apenas o goleiro à frente do gol. No ato do arremesso, o atacante não pode retirar o pé do solo, nem ultrapassar a marca dos 7 metros. Caso alguma dessas faltas seja notada, o tiro é anulado e a posse da bola passa para o time defensor.
Por exemplo, caso um jogador passa a bola ao goleiro de sua equipe com o pé e este domina a bola com as mãos, será tiro livre indireto. Um chute em um jogador da equipe adversária, resultará em um tiro livre direto.