Apresentando os animais domésticos Converse com as crianças sobre as características que tornam tais animais domésticos. Explique que os animais domésticos são aqueles que convivem com os seres humanos. Pergunte as crianças se eles conhecem outros animais domésticos além desses que viram no vídeo apresentado.
Habitat é um termo bastante utilizado em Ecologia e diz respeito ao local onde uma determinada espécie vive e desenvolve-se, ou seja, o habitat é o ambiente propício para que uma espécie possa alimentar-se e reproduzir-se. Cada espécie vive em um habitat específico.
São eles aqueles capazes de transmitir doenças, como as baratas, ratos e mosquitos. Eles se tornam um problema quando há a sua superpopulação, ou seja: quando existem muitos deles. Para que esses animais não nos prejudiquem, é necessário que alguns cuidados sejam tomados.
Os animais têm uma grande importância no mundo cotidiano das crianças, pela sua presença através de histórias, desenhos animados e por todos os lugares da vida por onde andam, levando a criança a possuir um caráter de identificação de suas vivências pessoais e sociais.
Ao contactarem com os animais, as crianças aprendem mais facilmente sobre a vida, reprodução, nascimento, morte e acidentes, sendo também fomentada uma aprendizagem de condutas sociais positivas. Todas as crianças recorrem aos seus animais de estimação em momentos de tensão emocional.
Há alguns animais que vivem na terra (porco, cavalo, ovelha, vaca); outros vivem na água (peixes, golfinhos); outros vivem na terra e no ar (pássaros, abelhas, borboletas, joaninhas, saltões) e outros vivem na terra e na água (rã, cobra).
Objetivos:
Destaque na lista os animais e convide as crianças para reproduzirem um Safári na escola. Para isso, convide-as a confeccionarem os animais e plantas. Realize uma votação com a turma sobre quais animais serão confeccionados. Envie uma pesquisa para casa sobre as características dos animais a serem confeccionados.
Mostre às crianças o conteúdo da primeira bandeja, que contém seres vivos. Permita que elas peguem as figuras nas mãos e observem por algum tempo, passando adiante para os amigos. Diga a elas claramente que aquelas são coisas vivas, ou seja, elas nascem, crescem, alimentam-se, sentem, morrem.
* Identificar os diferentes usos que se faz da água. Conversar com as crianças sobre as partes da árvore ou da planta: raíz, caule, folhas, flores e frutos. E a sementinha mexeu, mexeu, mexeu e acordou! E cheinha de flores alegrou o quintal!
Cada parte desempenha uma função importante para o vegetal, assim como os órgãos do corpo humano. Em resumo, as folhas fazem a respiração e a fotossíntese; as raízes absorvem substâncias do solo; o caule sustenta o vegetal; e as flores e frutos estão relacionados com a reprodução.
Convide, previamente, a criança a acompanha-la a regar plantas. Mostre como encher o regador, como segura-lo corretamente, bem como a posição correta na hora de jogar a água nas plantas. Quando expressar sua intenção de fazê-lo, facilite um regador infantil e dê-lhe o espaço para que realize a tarefa sozinho.
As plantas são muito importantes, porque nos dão ar puro para respirar. ... A maioria das plantas são compostas por várias partes, a raiz por onde se alimenta e se segura à terra, o caule que mantém a planta direita e transporta a água e os nutrientes a todas as partes da planta e folhas por onde respiram.
Nos ensinam a generosidade, pois o resultado do seu trabalho, nos alimenta e nos cura. Faz parte da sua dinâmica dividir com os outros seres. Assim, nos ensinam também sobre cooperação, pois da mesma forma que compartilham, também precisam de outros seres para se desenvolverem na sua mais verdadeira potência.
As plantas precisam de luz do Sol, água e ar para crescer. São incapazes de se locomover, e suas células têm paredes rígidas constituídas de um material resistente, a celulose. Além disso, elas fabricam o próprio alimento através de um processo denominado fotossíntese.
O fato é que a natureza das flores é nascer, crescer, passar pela fase da floração e exalar o cheiro característico que cada uma tem. E assim, pelo aroma, alcançar outros lugares, ainda que as raízes continuem firmes, plantadas no mesmo lugar. Essa é uma lição preciosa.
Aprendemos com as flores que é preciso se deixar desabrochar. Mas é preciso calma, pois tudo acontece no tempo certo. Todo processo tem suas fases, e nenhum aprimoramento acontece do dia pra noite. É preciso germinar, crescer e se fortalecer para finalmente florescer.
Como plantar girassol: Cultive em vasos, jardineiras ou canteiros
A importância de preservar a natureza. Preservar o meio ambiente é fundamental para manter a saúde do planeta e de todos os seres vivos que moram nele. Para celebrar o esforço em proteger os recursos naturais, A ecologia é a ciência que estuda as relações entre os seres vivos e os meios onde vivem.