Origem da profissão Com o tempo, estes cuidados de saúde evoluíram e, entre os séculos V e VIII, a Enfermagem surgiu entre os religiosos, como um sacerdócio. No século XVI, a Enfermagem já começa a ser vista como uma atividade profissional institucionalizada e, no século XIX, como Enfermagem moderna na Inglaterra.
Em 1916, como repercussão do movimento mundial de melhoria nas condições de assistência aos feridos da Primeira Grande Guerra, a Cruz Vermelha Brasileira criou uma Escola no Rio de Janeiro, subordinada ao Ministério da Guerra preparando enfermeiras em curso de dois anos de duração(CARVALHO, 1972).
Referente à História da Enfermagem no Brasil assinale a alternativa correta: a) ( ) A organização da Enfermagem na Sociedade Brasileira começa no período colonial e vai até o final do século XX.
Quanto aos significados dados aos símbolos utilizados na enfermagem, assinale a alternativa INCORRETA. Seringa: cura. Cobra + cruz: ciência. Lâmpada: caminho, ambiente.
A principal diferença entre uma profissão e outra está no grau de escolaridade. Enquanto para ser técnico de enfermagem é necessário realizar um curso técnico de nível médio, para atuar como auxiliar é exigido um curso de capacitação profissional com menor duração, que, na maioria das vezes, não passa de um ano.
Conforme o artigo 11, inciso I, alínea “m”, da Lei do Exercício Profissional da Enfermagem Nº 7.