CID10 - E78 - Distúrbios do Metabolismo de Lipoproteínas e Outras Lipidemias.
-Hipertrigliceridemia isolada: elevação isolada de triglicérides com valores acima de 150 mg/dl; -Hiperlipidemia mista: valores aumentados de ambos LDL-c e triglicérides; -HDL colesterol baixo: valores de HDL-c < 40 mg/dl em homens e 50 mg/dl em mulheres.
Definição: Erros no metabolismo de LIPÍDEOS que resulta de MUTAÇÕES genéticas inatas hereditárias. Definição: Excesso de LIPÍDEOS no sangue. Definição: Afecções com níveis anormalmente elevados de LIPOPROTEÍNAS no sangue. Elas podem ser hereditárias, adquiridas, primárias ou secundárias.
CID 10 E78 Distúrbios do metabolismo de lipoproteínas e outras lipidemias – Doenças CID-10.
A dislipidemia é caracterizada pela presença de níveis elevados de lipídios (gorduras) no sangue. Colesterol e triglicérides estão incluídos nessas gorduras, que são importantes para que o corpo funcione. No entanto, quando em excesso, colocam as pessoas em alto risco de infarto e derrame.
O diagnóstico de dislipidemia baseia-se na dosagem dos lipídios séricos: colesterol total, HDL-C e triglicerídeos. A dosagem direta do LDL-C não é necessária, podendo o cálculo ser feito por meio da fórmula de Friedewald [LDL-C = (CT - HDL-C) - (TG/5)], quando o valor dos triglicerídeos for inferior a 400 mg/dL.
Entretanto, a maioria das pessoas com hipertrigliceridemia não sente nada (assintomáticos), sendo o diagnóstico realizado durante exames de rotina. O diagnóstico é realizado através da coleta de sangue e análise laboratorial. Valores de triglicérides maiores que 150 mg/dl são indicativos de hipertrigliceridemia.
Causas das dislipidemias Dislipidemia primária - surge devido à fatores genéticos. Normalmente, o pai ou a mãe também têm dislipidemia. Dislipidemia secundária - pode ser causada por outras doenças, como diabetes, por uso de medicações, como diuréticos e corticoides.
Assim, são fatores de risco para a dislipidemia:
Esta anormalidade é causada em muitos casos devido a hábitos alimentares incorretos, dos quais estão inclusos o consumo de alimentos ricos em gorduras saturadas e trans, como também ao estilo de vida sedentário.
A dislipidemia, por si só, não causa sintomas, mas pode provocar doença vascular sintomática, incluindo doença coronariana (DC), acidente vascular cerebral e doença arterial periférica. Níveis elevados de triglicerídeos [> 1000 mg/dL (> 11,3 mmol/L)] podem causar pancreatite aguda.
Prevenção
“Entre os alimentos estão qualquer tipo de açúcar, doces em geral, pães, massas, biscoitos, bolos, frituras, como pastéis e salgadinhos, manteiga, margarina, banha de porco, bacon, carne com gordura aparente, queijos amarelos, bebidas alcoólicas e refrigerantes”, afirma a médica.
5 Dicas para evitar o colesterol alto
“A terapia nutricional visa à redução dos níveis de LDL-colesterol e triglicerídeos e/ou aumento do HDL-colesterol, valores estipulados de acordo com risco cardiovascular do paciente.” Nas dislipidemias ocorrem uma somatória dos excessos da ingestão de alimentos de má qualidade( ingestão de gorduras e carboidratos).
Para controle dos níveis de triglicérides, deve-se evitar o consumo excessivo de açúcares, doces em geral, massas, pães, arroz, batatas, além das bebidas alcoólicas. Deve-se também moderar o consumo de gorduras. Diminuir o consumo de gorduras saturadas e de gordura trans. A ingestão de gorduras deve ser equilibrada.
Frutas e Vegetais: Frutas e vegetais contém uma baixa quantidade de colesterol e gordura, com exceção ao coco e abacate. Não preparar vegetais utilizando manteiga, óleo, molhos a base de maionese ou creme de leite.
Confira os alimentos que diminuem consideravelmente os níveis de colesterol:
Qual a ideal dieta para quem tem colesterol alto?
As pessoas com colesterol alto precisam ter uma alimentação balanceada, sendo assim, seguindo algumas indicações da Dra. Ranay Tavares da Silva “Alimentos como ovos, manteiga, doces em geral, frutos do mar, carnes gordurosas, óleo e bebidas alcoólicas são alguns dos exemplos a serem evitados.
Quem tem colesterol alto pode comer banana? Sim. A banana é uma fruta bastante nutritiva e oferece diversos benefícios para organismo. Por conter fibras, seu consumo regular pode ser benéfico para quem tem colesterol alto.
Olá, Não existe nenhuma evidência científica de que somente a beterraba pode reduzir o colesterol. O melhor é evitar gorduras e frituras. Preferir os carboidratos integrais e consumir fibras (farelo de aveia) para "limpar" o colesterol.
Olá, Iogurtes desnatados, com “redução de gorduras” ou “zero gordura” são os mais indicados para quem precisa reduzir o consumo de colesterol. É importante ficar de olho também nas informações nutricionais na embalagem do produto.
Resumo da notícia
– Qual o queijo mais indicado para quem tem colesterol alto? Queijos mais brancos, como frescal, e melhor ainda é o queijo cottage, pois é o mais magrinho de todos!